Eco-condução
A eco-condução é uma forma de condução eficiente, que visa promover a redução de emissões de CO2 e outros gases poluentes, a redução do consumo de combustível e ainda promover hábitos de condução eficientes, ecológicos e seguros.
Permite ainda diminuir a sinistralidade, tendo em conta que diminuem as acelerações e travagens bruscas, tornando a viagem também mais confortável.
Siga estas dicas práticas para uma condução eficiente e ecológica e explore da melhor forma as potencialidades do seu carro, os quais podem traduzir-se em ganhos significativos para a sua carteira e também para o meio ambiente. Boa leitura e boa viagem!
Eco-Condução: As 10 principais regras
- A ESCOLHA DO VEÍCULO
No momento da compra de um veículo tenha em atenção os consumos, as emissões e também a segurança que o mesmo oferece.
Deverá ter em consideração:
- O tipo de combustível utilizado pelo veículo;
- A potência;
- A indicação dos consumos e das emissões de gases;
- A aerodinâmica e todas as indicações sobre eficiência e manutenção do veículo. Nos veículos novos os consumos podem variar entre os 4 e os 15 litros/100 km. Relativamente às emissões de CO2 estas podem encontrar-se entre os 115 e os 280g/km.
- LIGAR E DESLIGAR O VEÍCULO
Ligue o motor do veículo imediatamente antes de iniciar a marcha. Sempre que que imobilizado mais do que um minuto recomenda-se que desligue o motor do veículo (salvo em semáforos e situações semelhantes).
- VELOCIDADE CONSTANTE
Durante a viagem tente manter a velocidade o mais constante possível. Evite acelerações e desacelerações bruscas. Se conduzir a 80 km/h em vez de 100 km/h irá poupar cerca de 15% de combustível. Cumpra os limites de velocidade impostos. Assim contribui para a segurança rodoviária e poupa combustível.
- A CAIXA DE VELOCIDADES
Sempre que possível utilize uma mudança alta e a rotação do motor baixa. Esta relação influência no consumo do veículo, podendo permitir poupanças na ordem dos 10%.
- PLANEIE A SUA VIAGEM
Adapte a velocidade do veículo ao tráfego. Escolha o melhor percurso e planeie a sua viagem. Uma viagem planeada permite poupar combustível.
- TRANSPORTE DE BAGAGEM
Evite o transporte de bagagens no tejadilho. A perda de aerodinâmica do veículo leva a um aumento dos consumos. Retire do veículo toda a carga desnecessária.
- USO DO AUTOMÓVEL
Em deslocações curtas evite o uso do automóvel, prefira a bicicleta, desta forma poupa combustível e pratica exercício físico. Utilize o ar condicionado com moderação e somente quando se justificar (em viagens curtas poderá não compensar). O ar condicionado pode consumir até 0,5 litro de combustível por hora.
- PRESSÃO DOS PNEUS
Verifique mensalmente a pressão dos pneus. A pressão incorreta nos pneus leva ao desgaste desigual e à sua precoce substituição.
- OPTE POR TRANSPORTES COLETIVOS
Utilize os transportes públicos. Economiza combustível, na manutenção do seu veículo e protege o ambiente.
- PARTILHA DE VEÍCULO
Considere a partilha do veículo em deslocações para o trabalho ou para o lazer.