Eco-condução
Ao longo dos anos a indústria automóvel tem vindo a desenvolver técnicas e automóveis cada vez mais amigos do ambiente (menores consumos e emissões de CO2). Mas não é suficiente! O papel do condutor e o tipo de condução praticada pelo mesmo tem grande impacto nos consumos, emissões de CO2 e no ruído.
CONDUÇÃO POR ANTECIPAÇÃO
Em que consiste a condução por antecipação? A condução por antecipação consiste em conduzir com uma adequada distância de segurança e treinar a visão periférica de modo a permitir um maior tempo de reação reduzindo assim o risco de acidentes. Este tipo de condução em que o condutor observa a realidade permite reduzir o número de acelerações e travagens, conseguindo-se um melhor desempenho em termos de consumo.
Arranques eficazes
Quando pretender iniciar a marcha, tenha em atenção o seguinte:
- Inicie a marcha logo que ligue o motor. Nos motores a gasóleo deve aguardar alguns segundos por questões de lubrificação do motor;
- Por cada hora de ralenti, um motor consome aproximadamente 1 litro de combustível. Um veículo ao ralenti contribui para o aumento da poluição sonora e atmosférica.
- Utilize a primeira mudança no arranque e mude de imediato para a segunda e seguintes sem colocar em causa a sua segurança.
VELOCIDADE vs CONSUMO
A velocidade de circulação de um veículo influência diretamente o consumo de combustível do mesmo. O que posso fazer para reduzir o consumo?
Conselhos práticos:
- Cumpra os limites de velocidade impostos por lei;
- Mantenha a velocidade o mais constante possível (quando se aumenta a velocidade de 100 para 120Km/h, o consumo pode aumentar cerca de 44%);
- Evite acelerações bruscas, estas aumentam o consumo de combustível e contribuem para o aumento das emissões de poluentes atmosféricos e para o aumento do ruído;
- Conduza a baixas rotações (sem nunca comprometer a sua segurança) pois irá conseguir obter um menor consumo de combustível;
- Tente antecipar uma travagem, iniciando a redução lenta da velocidade, pois irá aproveitar o combustível já injetado no motor.
CAIXA DE VELOCIDADES COM ACELERADOR
Uma boa gestão da caixa de velocidades é um dos principiais fatores para uma condução eficiente e ecológica. O consumo de combustível varia com a gama de rotações do motor. Conselhos práticos:
- Recomenda-se que circule com uma mudança mais alta e o acelerador pisado levemente;
- Mudanças mais altas equivalem a rotações mais baixas e consequentemente a menor consumo de combustível;
- Para um veículo a gasolina opte por uma condução que não exceda as 2500rpm (rotações por minuto). Num veículo a gasóleo as rotações não devem exceder as 2000rpm;
- Na cidade e sempre que possível circule com uma mudança alta engrenada (respeitando sempre os limites de velocidade!);
- Coloque a mudança o mais cedo possível.
APROVEITE A INÉRCIA DO VEÍCULO
Uma das melhores formas de conseguir poupar combustível é deixar o seu veículo avançar em sistema de inércia. Aproveitar a inércia é deixar avançar o veículo com uma mudança engrenada mas sem pisar o acelerador. Conselhos práticos:
- Aproveite a inércia do veículo sempre que pretenda abrandar, para tal basta levantar o pé do acelerador.
- Numa descida retire o pé do acelerador e deixe circular o veículo com a velocidade engrenada e controlando a mesma com o travão. Poupa combustível e a circulação é mais segura utilizando a mudança do que em ponto morto.
A PRESSÃO DOS PNEUS
Verifique a pressão dos pneus! A pressão adequada nos pneus é uma das medidas mais simples que pode adotar para poupar combustível e para garantir uma condução segura.
Conselhos práticos:
- Verifique mensalmente a pressão dos pneus do seu veículo;
- Pressão baixa nos pneus aumenta o consumo de combustível em 8%;
- Pressão alta causa desgaste irregular do pneu e menor aderência ao piso, o que leva à substituição antecipada dos mesmos;
- Poderá encontrar as pressões recomendadas para cada veículo no manual de instruções do veículo ou colados em etiquetas junto ao tampão de combustível;
- Verifique a pressão dos pneus com os pneus frios, ou seja, estes não deverão ter circulado mais de 3 kms.
CARGA DO VEÍCULO
Quanto mais carga o seu veículo transportar, mais esforço vai exigir ao motor, originando um maior consumo e aumento de emissões de gases poluentes para a atmosfera.
Conselhos práticos:
- Retire do veículo toda a carga desnecessária. Quanto mais carga o veículo transportar maior será o esforço do motor, logo maior consumo de combustível;
- Por cada 100kgs de carga adicional representa um aumento de 5% no consumo;
- Carga excessiva implica também maior desgaste de suspensões, travões e motor, o que leva a um aumento de gastos na manutenção.
AERODINÂMICA DO VEÍCULO
A aerodinâmica do veículo afeta o consumo e estabilidade do veículo em circulação. Ao longo dos tempos os fabricantes de veículos vão investindo neste aspeto de forma a torná-los cada vez mais eficientes. A atitude do condutor pode influenciar significativamente esta característica. Conselhos práticos:
- Sempre que circular com o veículo e não estiver previsto o transporte de carga deverá retirar do tejadilho as barras de transporte de carga (aumento de combustível na ordem dos 35%);
- Sempre que possível evite circular com as janelas abertas, pois é outro fator que condiciona a aerodinâmica do veículo e potência o aumento de consumo na ordem dos 5%.
UTILIZAÇÃO DO AR CONDICIONADO
Quando circula em contexto urbano, e particularmente quando a viagem é curta, a utilização de ar condicionado pode ser pouco vantajosa uma vez que a refrigeração poderá demorar mais tempo do que a própria viagem. Conselhos práticos:
- Utilize o ar condicionado apenas em viagens longas.
MANUTENÇÃO CORRETA DO MOTOR
Um motor mal afinado pode aumentar o consumo de combustível, a emissão excessiva de gases poluentes e o aumento de ruído. Um motor saudável garante uma condução mais económica e mais amiga do ambiente. Conselhos práticos:
- Um motor mal afinado pode representar um aumento de combustível na ordem dos 30%;
- Respeite as manutenções recomendadas pelo fabricante e garanta que as mesmas são realizadas por técnicos especializados. Proteja a vida útil do seu carro e poupe no consumo de combustível!
CONDUÇÃO EM DESCIDAS E SUBIDAS
Beneficie da topografia do terreno! Quando circular em descidas ou subidas aplique os conselhos práticos, desta forma conseguirá manter a velocidade e poupar combustível. Conselhos práticos:
- Sem colocar em risco a segurança do veículo e passageiros, nas descidas aproveite a inércia do veículo;
- Trave ou reduza apenas quando necessário;
- Em subida, utilize a mudança mais alta que lhe seja possível, mesmo que tenha que pisar mais o acelerador. É preferível do que reduzir para uma mudança mais baixa;
- Em subidas reduza para uma mudança inferior o mais tarde possível.
MANUTENÇÃO CORRETA DO MOTOR
Um combustível com características químicas melhoradas permite um menor desgaste das componentes do motor, e uma melhor queima do combustível, contribuindo para a redução do consumo, melhor desempenho do motor, e diminuição da poluição atmosférica.
No momento de comprar um veículo novo, opte por um veículo eficiente!
A compra de um veículo deve ser bem refletida e ponderada, tendo em conta todas as diferenças existentes de modelo para modelo. A escolha do carro deve ter em conta as necessidades do condutor, tanto em termos de potência, dimensão, capacidade entre outros. A adoção de melhores práticas de condução, aliadas às atuais tecnologias permite obter vários benefícios, nomeadamente:
- Menor consumo de combustível;
- Redução da emissão de gases com efeito de estufa, nomeadamente CO2;
- Redução de ruído ambiental;
- Menor desgaste dos equipamentos do veículo e consequentemente menor custo com a manutenção do mesmo;
- O aumento do conforto a bordo e maior segurança rodoviária.
São pequenos gestos e recomendações que fazem a diferença no presente e no futuro.