Procedimento para a chegada de um novo amiguinho
Por: Sara Calisto
É sempre um momento de felicidade, no entanto há algumas coisas que devemos ter em atenção com a chegada do novo membro.
Primeiramente deve ir ao médico veterinário, é um fator importante após adquirir o seu melhor amigo, na primeira consulta o seu veterinário irá averiguar o estado de saúde do seu animal, assim como, irá elaborar um plano de saúde adequado ao seu estilo de vida. É aqui, que normalmente consegue esclarecer algumas dúvidas, como, qual a melhor alimentação para o seu animal, início do plano de vacinas e periodicidade de desparasitações.
Caso adote um cão adulto, é importante, que este check up seja mais abrangente, podendo englobar análises sanguíneas e alguns exames de diagnóstico mais específicos.
Vacinação
De acordo com a vacinação, deve iniciar-se por volta das 8 semanas do cachorro, na qual, abrangemos doenças como esgana, parvovirose, hepatite, leptospirose e parainfluenza. Esta primeira vacinação, deve ter 2 a 3 reforços de acordo com a idade do animal e com intervalo de 1 mês. Posteriormente deve ser feita a vacina da raiva uma vez que é obrigatória por lei. Deve ainda falar com o seu veterinário, para perceber que outras vacinas podem ser adequadas: Leishmaniose, Tosse do canil, Febre da carraça, entre outras.
Desparasitação
Quanto à desparasitação interna, esta deve ser até aos 3 meses de 15 em 15 dias, dos 3 aos 6 meses de forma mensal e após os 6 meses passa a trimestral. A desparasitação externa em termos de periodicidade vai depender do produto que estamos a usar, sendo normalmente mensal ou trimestral, com pipetas, comprimidos ou coleiras.
Identificação Eletrónica
Deve tratar da identificação eletrónica, hoje em dia é obrigatória em cães, gatos e furões, devendo este ser colocado até aos 120 dias de vida. O boletim é o documento que atesta o estado de saúde do seu animal e que apresenta os protocolos em vigor e que deve ser feito pelo seu médico veterinário.
Produtos a adquirir para gatos
- Liteira: a escolha da liteira pode ser importante, uma vez que os gatos são bastantes sensíveis ao ambiente. O uso ou não de porta, o local escolhido para a casa de banho ou até mesmo a altura da caixa, podem ser importantes para que o seu gato se sinta confortável. No caso de ter mais gatos, pode ser necessário adequar o número de caixas a cada gato.
- Areia: quanto à areia, há vários tipos - aglomerante, sílica, com desodorizante e aroma, entre outras. É importante escolher a areia de acordo com os gostos do nosso gato assim como ao nosso estilo de vida.
- Cama: os gatos gostam de camas altas e desafiantes, onde possam trepar ou ver o ambiente que os envolve. Pode ser uma opção interessante no que diz respeito ao enriquecimento ambiental do nosso animal.
- Brinquedos: quanto aos brinquedos, o gato é um caçador por natureza, gostando de brinquedos com movimento. Há também novas opções que usam catnip (conhecida como erva gateira) que podem estimular a vontade de brincar do seu melhor amigo.
- Arranhador: o gato por natureza gosta de arranhar, sendo importante que exerça este comportamento ajudando a afiar/lixar as unhas, o que faz com que afaste o seu gato de sofás ou outros moveis, aliviando o stress e estimulando o gato.
- Comedouros: procure materiais facilmente laváveis e duradouros.
- Ração: quanto à escolha da ração é importante adequarmos a mesmo ao estilo de vida do gatinho, idade e estado fértil, devendo sempre aconselhar-se com o seu médico veterinário.
- Produtos básicos de higiene: no caso dos gatos é importante termos alguns produtos como escova (adequar esta ao tamanho e tipo de pelo), tesoura para corte de unhas, produtos de limpeza de dentes, ouvidos e olhos.
Produtos a adquirir para cães
- Resguardos: até termos a primovacinação finalizada, é importante que o cachorro não vá à rua o que obriga a que os cães façam as suas necessidades em casa. Os resguardos tornam todo este processo mais fácil para os donos.
- Biscoitos de treino: o treino deve ser reforçado sempre de forma positiva, ter à disposição biscoitos ou qualquer outra recompensa, pode facilitar a aprendizagem do seu novo companheiro.
- Produtos básicos de higiene: para o pelo do cão, é importante ter uma escova adequada ao tipo e comprimento, ter um corta unhas, escova e pasta de dentes próprias, shampoo adequado, produtos para limpeza de olhos e orelhas.
- Trela e coleira: quando conseguir começar a usufruir do passeio com o seu melhor amigo, uma boa trela e coleira podem fazer toda a diferença. É importante que também estas, sejam, adequadas ao temperamento do cão, evitando coleiras em cães que puxem muito no passeio ou favorecer os peitorais de treino em cães muito agitados, pode ser o bastante para que o passeio seja mais seguro e tranquilo.
- Sacos: apanhar os dejetos do nosso cão é não só um dever cívico, como também uma questão de higiene, uma vez que todos ganhamos com esta prática por parte dos donos.
- Ração: é importante que assegure as necessidades nutricionais do seu melhor amigo, privilegiando uma boa ração, adequada ao porte/raça, estilo de vida, idade e estado fértil do animal em questão.
- Comedouros: é importante optar por materiais facilmente laváveis e duradouros.
- Brinquedos: quanto aos brinquedos, a gama de opções é vasta. Procure produtos seguros e produzidos a pensar no seu melhor amigo. Fatores como resistência, durabilidade, composição, … devem ter isso em conta
Treino
Nos cães, o treino é ligeiramente diferente, devendo este começar o mais cedo possível a fim de promover uma boa socialização do cachorro e consequentemente termos um cão mais educado e feliz.
É aconselhado que o cão tenha as vacinas, para iniciar o processo de treino numa escola, onde não só aprenderá os comandos básicos, como senta, deita, fica, mas também comandos mais elaborados e à medida de cada dono. Deve optar por escolas/metodologia de treino que incentivem o reforço positivo, uma vez que, permitirão ao seu cão aprender de forma divertida e prazerosa.
No caso do gato, não se trata propriamente de um treino, mas sim de educação, uma vez que também eles entendem/necessitam de regras. É importante impormos limites no que toca ao que deixamos ou não o nosso gato fazer, até porque o que é intransponível para uns não o é para outros.
No que toca a socialização é importante que o seu gato seja sociável com outras pessoas, para facilitar a ida de visitas a sua casa.
Como encontrar um novo amiguinho?
Se estiver à procura de um amigo e não sabe onde encontrar, procure na plataforma AMIGA-ME! Aqui pode não só escolher o seu companheiro de vida como também ajudar amiguinhos que precisem através dos vales solidários que estão disponíveis para compra nas lojas físicas e online do Intermarché, em várias alturas do ano.
Os produtos PorSi angariados através da venda destes vales donativo, são atribuídos às associações inscritas na Plataforma AMIGA-ME!
Este verão ajude a ajudar e de forma consciente aumente a sua família.
JÁ CONHECE
A MARCA PORSI?
Foi por si e pelo seu fiel amigo que criámos uma oferta completa e equilibrada de alimentação para animais, com diferentes opções para a idade, porte e estilo de vida.
Tudo o que precisa para satisfazer as necessidades do seu cão e gato.