O que é a esterilização ou castração
Por: Sara Calisto
Apesar de ser um procedimento muito frequente em clínica, ainda há muitas questões quanto à esterilização ou castração.
É a forma como conseguimos prevenir de forma definitiva a gestação indesejada, além de outras vantagens para a saúde do seu animal de doméstico.
Para entendermos o procedimento é importante saber do que se trata, logo, é um ato médico cirúrgico ou químico com o objetivo de impedir a reprodução.
Se o seu animal de estimação for fêmea, cadela ou gata, usamos o termo OVH. Ou seja, o procedimento designa-se por ováriohisterectomia tratando-se da remoção de útero e ovários. Enquanto se o seu PET for macho, é uma orquiectomia ou remoção dos testículos.
Quanto às opções cirúrgicas é importante abordarmos a OVH minimamente invasiva por laparoscopia que apresenta vantagens no que diz respeito à recuperação pós cirúrgica do animal apresentando-se menos dolorosa e mais rápida em termos de recuperação.
Neste procedimento e ao contrário da OVH convencional, não é executada uma cirurgia de abdómen aberto, usamos três pontos de entrada através dos quais o cirurgião trabalha com auxílio de pinças e câmara sendo o procedimento feito dentro do abdómen do animal.
Este ato médico, é um ponto importante no campo da medicina preventiva, uma vez que tem vantagens no que diz respeito à prevenção de outras patologias, especialmente quando realizada precocemente e também como controlo populacional, sendo por isso, não só um ato médico, mas também de responsabilidade social.
Deve sempre conversar com o seu veterinário e elaborar o plano mais adequado para o seu melhor amigo.
Vantagens e Benefícios
As vantagens da esterilização em fêmeas
- Previne acasalamentos indesejáveis
- Diminuição da incidência de tumores reprodutivos (mamários, ováricos, uterinos)
- Diminuição da incidência de patologias reprodutivas (piometras, pseudogestações,..)
- Diminuição de transmissão de doenças transmitidas no ato sexual
- Diminuição da transmissão de patologias genéticas
Benefícios de castrar os machos
- Diminuição de fugas
- Diminuição de marcação de território de comportamentos de monta
- Diminuição de agressividade quando de carácter hormonal
- Previne o aparecimento de tumores testiculares e prostáticos
- Diminuição da transmissão de patologias genéticas
Quando castrar o seu PET
Quanto à melhor altura para ser realizada a esterilização devemos considerar alguns fatores como raça/porte e maturidade sexual.
Tanto em machos ou fêmeas, gatos ou cães, é somente aconselhado quando atingem a idade “jovem”, por voltas dos 6-7 meses.
Por exemplo, a castração das fêmeas antes dos quatro anos pode ter vantagens para a saúde ao reduzir o risco de infeção uterina. Nos machos, a esterilização executada no primeiro ano de idade pode evitar o vínculo de determinados comportamentos de agressividade, excitação ou a marcação de território. Isto porque está amplamente relacionado com questões hormonais.
Cuidados a ter depois da esterilização
Após a esterilização, deverá ter alguns cuidados com o seu PET, apesar de ser uma cirurgia recorrente e relativamente simples.
É natural que o animal se apresente mais calmo e mais apreensivo a certos movimentos nos dias imediatamente após o procedimento. Deverá sempre realizar uma consulta pré cirúrgica, a fim de garantir que pode realizar o procedimento da forma mais segura possível, assegurando que o seu melhor amigo está saudável ou rastreando patologias a fim de adequar a anestesia ao paciente.
Converse sempre com o seu veterinário e procure a melhor solução para o seu animal.
Depois da cirurgia, por norma, os animais vão para casa com body/colar a fim de proteger a sutura. No caso de terem pontos, estes normalmente serão removidos 10 dias pós cirúrgicos, sendo que comumente a sutura é intradérmica com pontos absorvíveis não necessitando nesse caso de remoção.
Nos primeiros dias imediatamente após o procedimento, é de evitar movimentos muito bruscos que possam comprometer a sutura, sendo aconselhado aos donos que haja algum repouso.
Os animais levam medicação para controlo de dor no pós cirúrgico com o intuito de manter o animal o mais confortável possível. A longo prazo é aconselhado que se ajuste a ração à nova condição do animal, uma vez que se privilegia rações para animais esterilizados que se adequam às novas necessidades energéticas do animal.
JÁ CONHECE
A MARCA PORSI?
Foi por si e pelo seu fiel amigo que criámos uma oferta completa e equilibrada de alimentação para animais, com diferentes opções para a idade, porte e estilo de vida.
Tudo o que precisa para satisfazer as necessidades do seu cão e gato.