Os parasitas externos
Os ectoparasitas ou parasitas externos, como pulgas, carraças e ácaros, são os que mais preocupam os donos, por serem de mais fácil visualização a olho nu, habitam na pele dos nossos melhores amigos e que, conforme o agente, geram sintomas variados.
As pulgas são parasitas que se desenvolvem rapidamente no hospedeiro, sendo por isso um dos parasitas mais frequentes nos animais de companhia. São parasitas externos de pequenas dimensões, que se alimentam do sangue dos nossos patudos através de picada, provocando comichão. Alguns animais podem apresentar outros sintomas como alergia à picada da pulga, dermatites graves, alopecias (falhas de pelo), assim como anemias.
As carraças e as pulgas são hematófagos, ou seja, alimentam-se de sangue, sendo parasitas muito comuns nos animais, causando desconforto e prurido, no entanto, o mais preocupante nestes parasitas é a sua capacidade de serem vetores para bactérias e protozoários que podem ser bastante prejudiciais para os nossos animais, gerando sintomas como prostração, febre, perda de peso, diarreia, anemia, podendo mesmo, em casos extremos, pôr em risco a vida do animal.
Os ácaros são responsáveis por vários tipos de sarnas, doenças contagiosas que podem até afetar os donos. Os sintomas são vastos, consoante o tipo de ácaro e a localização das lesões, indo desde prurido severo (comichão), inflamação da pele, alopecia, descamação até ao espessamento da pele.