Nem todos têm as mesmas oportunidades
Por: Joana Rita Sousa
Um artigo recentemente publicado alertou para a dificuldade de adopção dos cães e gatos pretos. Em tempos já tinha presenciado uma situação de recusa de adopção pelo facto do cão ser preto: foi assim que o Bell foi adoptado na minha família. Tendo sido recusado pela senhora que queria um cão para companhia, acabou por fazer parte da “matilha” cá de casa. Todavia, achava que esta tinha sido uma situação pontual. Não é.
Motivos para o preconceito
Um cão preto é associado a agressividade: à primeira vista, as suas feições não são tão definidas ou tão delineadas, tal como acontece com um cão de outra cor. Por exemplo, é difícil captar numa fotografia as expressões de alegria, de contentamento, de um cão preto. Quando os canais de divulgação dos animais têm como base as fotografias, este é um ponto que não favorece os animais escuros. Nada que uma visita a um albergue ou a um canil não possa resolver.
National Black Dog Day
Nos Estados Unidos da América há um dia especial para comemorar o cão preto: acontece a 1 de Outubro. Nessa altura é comum haver campanhas específicas de sensibilização para a adopção destes animais que acabam por passar mais tempo num canil ou num albergue, do que um cão de outra cor.