Há alimentos tóxicos
Por: Joana Rita Sousa
A alimentação canina sofreu algumas alterações ao longo do tempo, desde que o primeiro cão se tornou num animal doméstico, até agora. Neste momento, há quem opte pela alimentação natural ou em alternar esta com a ração seca ou alimentos húmidos, específicos para os cães.
Independentemente das vossas escolhas, há alguns alimentos que são proibidos pelo eventual efeito tóxico que podem ter no vosso patudo. O veterinário será sempre a pessoa ideal para vos ajudar nestas escolhas alimentares. Todavia, partilho convosco a minha lista de “alimentos que não se podem dar ao Friqui, ao Félix, ao Farrusco e ao Kioko”.
Cuidado com o sal, pois os alimentos que o seu animal come já contêm, certamente, o sódio necessário para o seu cão ser saudável. Os doces também devem ser evitados, por questões de eventual obesidade e outros problemas de saúde como a diabetes. O chocolate contém cacau e por isso também deve ser evitado na alimentação diária do vosso cão.
As uvas e as passas são alimentos que podem provocar problemas renais. A evitar! Certamente que isso não impedirá o vosso patudo de celebrar o ano novo e fazer os seus desejos.
O caroço das maçãs e das pêras não devem ser facultados aos cães, pois podem transformar-se numa espécie de veneno.