Como escolher o vinho ideal para o Verão?
Eu Gosto é do Verão: Não deixe escapar os melhores vinhos, e escapadinhas, da temporada. Os chamados “vinhos de verão” são os verdadeiros protagonistas das estações mais quentes do ano, oferecem uma experiência refrescante e descomplicada. A sua leveza, frescura e acidez vibrante, são perfeitos para acompanhar os dias ensolarados e as noites amenas.
Em primeiro lugar é fundamental considerar as características da época, como a temperatura elevada e o maior consumo de pratos leves e frescos. Por isso, vinhos menos alcoólicos e refrescantes, tais como vinhos brancos pouco estruturados, rosés, ou espumantes são os mais indicados para os dias mais quentes.
Do Vinho Branco ao Rosé
- Vinho Branco Jovem
São vinhos suaves e aromáticos caracterizados por uma boa acidez e baixo teor alcoólico. Os vinhos da Região dos Vinhos Verdes, conhecidos pela sua vivacidade e exuberância aromática, são excelentes como aperitivos, mas também harmonizam com pratos de peixe e marisco ou cozinha sul-asiática.
- Vinho Rosé
Os vinhos rosés além do baixo teor alcoólico são caracterizados por boa acidez, especialmente os provenientes de regiões mais frias com influência marítima ou altitude elevada. São uma alternativa fresca e frutada aos brancos secos. A maior parte dos rosés combina tanto com pratos de carne como pratos de peixe. Ao serem pouco alcoólicos acompanham perfeitamente os almoços de praia, para logo depois se entrar no mar. São também acompanhantes perfeitos para sushi e saladas mediterrânicas.
Do Espumante ao Porto
- Vinho Espumante
Os vinhos espumantes são tipicamente produzidos nos climas mais frescos do país. É amplamente conhecida a fama dos espumantes da Bairrada elaborados a partir da casta Baga ou Maria Gomes. Outra região afamada é Távora-Varosa situada a 750m de altitude, a sul do Douro e a norte do Dão, faz vinhos espumantes de qualidade superior a partir da casta Malvasia Fina.
Os espumantes são muito refrescantes e brilham ao lado de peixes e mariscos ou a acompanhar uma boa tábua de queijos para dar as boas-vindas ao verão e receber família e amigos.
- Vinho do Porto
Para terminar, quem disse que Vinho do Porto não combina com verão e calor? Refresque-se com um belo porto-tónico, prometo que se vai surpreender com a frescura e elegância desta bebida tão fácil de preparar: um vinho do porto branco seco 1/3 do copo e mais 1/3 de água tónica. Mexa um pouco para que os sabores se misturem, junte uma rodela de limão e umas folhas de hortelã-pimenta e gelo a gosto. Simples, não?
Passeios e Hotéis Vínicos
Mas o verão fica ainda melhor quando as férias se aproximam, e as razões são mais que muitas para percorrer as regiões vinícolas nacionais à descoberta dos melhores vinhos, e produtores de Portugal, acompanhados por vistas de cortar a respiração.
O Douro e o Alentejo são as principais regiões de enoturismo em Portugal, mas há várias rotas de Norte a Sul, incluindo as ilhas, que recebem visitantes para conhecer vinhas, adegas, e claro, degustar vinhos.
No Alto Douro Vinhateiro, há uma longa tradição de acolher enófilos e não só. A região é famosa por uma paisagem ímpar de socalcos e quintas, classificadas como Património Mundial pela Unesco. Uma excelente forma de explorar a região é através de cruzeiros pelo rio Douro, que oferecem visitas às quintas e ainda podemos desfrutar de uma excelente gastronomia com vista para o rio Douro.
Através da Rota dos Vinhos de Lisboa temos a oportunidade de descobrir uma região vínica ainda guardada a sete chaves, onde é possível desfrutar de uma combinação perfeita entre atividades de campo e praia. Os vinhos, marcados pela acidez e mineralidade, são fruto da influência atlântica, tornando-os a escolha ideal para os dias quentes de verão.
Mais a sul, sugiro uma forma diferente de conhecer o Alentejo percorrendo os 22 concelhos da Rota do Vinho de Talha. Ao seguir esta rota vai encontrar uma atividade vínica milenar, que representa o passado, o presente e o futuro de uma técnica que tem passado de geração em geração.
Os hotéis vínicos do nosso país têm condições únicas para quem quer ir para fora cá dentro para descansar e divertir-se. São cada vez mais as quintas que disponibilizam várias experiências integradas como massagens ou passeios de bicicleta além de programas completos, desde o apanhar e pisar a uva ao alojamento. A oferta é grande e diversificada. Uma viagem gastronómica e vínica com atividades para toda a família dentro do universo do vinho.
A Nossa Garrafeira
Na garrafeira Intermarché encontra vinhos de seleção de todas as regiões vinícolas portuguesas, adequados a todos os gostos e ocasiões. Enriqueça a sua com a nossa seleção de vinhos aos preços mais baixos.