PÁSCOA À MESA
Por: Jorge Rosa Santos
A palavra Páscoa tem origem no latim Pasha, que significa “a passagem”. No caso da Igreja Cristã, a Páscoa é a celebração da passagem da morte para a vida de Jesus Cristo.
Para nós portugueses e há semelhança do Natal, é um momento de reunião familiar e de festividade. Sendo a nossa gastronomia muito diversa e com enormes nuances territoriais, precisamos de escolher bem os vinhos, para que os pratos brilhem.
A nossa sugestão de vinhos para esta Páscoa, foca-se em tintos que possam acompanhar os pratos de carne, que praticamente em todo o Portugal, estarão presentes no dia de Páscoa, marcando o fim do jejum da Quaresma.
Vinhos e Pratos Principais
Se passar por Trás-os-Montes encontra o folar de carne e enchidos. Para este petisco a nossa sugestão recai sobre vinhos tintos leves e elegantes, tal como um tinto de Trás-os-Montes, um Castelão da Península de Setúbal ou até Dão de castas tradicionais portuguesas como a Jaen ou o Alfrocheiro.
Na Beira Litoral a tradição manda que se asse um leitão. Como exceção, recomendamos neste caso um branco de regiões mais litorais como Lisboa e Bairrada, têm mais frescura, mas ainda assim um bom corpo e concentração. No caso de preferir bolhas, a escolha recai em algo mais elegante e aromático, como um Espumante Branco Brut da Bairrada.
O cabrito assado é sem dúvidas uma das estrelas do próximo domingo e um dos pratos mais típicos de Páscoa. Precisa de tintos mais opulentos e concentrados. Sugerimos por isso um bom Douro, Tejo ou Alentejo, que acompanham bem os temperos mais puxados.
Se a Páscoa for passada no Alentejo, é quase certo que encontra o Ensopado de Borrego no menu. Para este prato apontamos para vinhos complexos, saborosos e com acidez. A minha escolha é um tinto da Bairrada ou um Vinho de Talha do Alentejo, estes farão decerto boa companhia.
Chanfana é um dos pratos mais típicos de Portugal. Feito de carne de cabra velha, assada em forno de lenha numa caçoila, é dos pratos mais intensos que poderemos degustar na Páscoa. Sugiro tintos concentrados, com acidez e novos. Neste registo um Verde tinto ou até um Península de Setúbal novo, podem ser a companhia ideal.
Vinhos e Queijos, Enchidos e Sobremesas
Antes e depois dos pratos principais, não vão faltar os queijos, enchidos e os mais variados acepipes, em alternativa aos tintos recomendados, a escolha vai para uma das tendências do momento, os rosés. Nas prateleiras já vai encontrar muitos rosés novos, lançados já nesta Primavera.
Por fim, as sobremesas mais clássicas como o Folar de Páscoa, Pão-de-Ló, os Doces Conventuais e Queijadas, não dispensam um Porto Colheita, um Moscatel de Setúbal ou até um bom Colheita Tardia.
Que tenhamos todos este Domingo uma mesa farta, bons vinhos e muita saúde para podermos aproveitar. Boa Páscoa!