FLORA AMIGA DA VINHA
ESPUMANTES & A ROSA SELVAGEM
A ROSA-SINALEIRA
Esta Rosa é selvagem de nome (Rosa sempervirens) mas tornou-se muito amável é dócil para com o Homem. Ao longo dos séculos, os produtores vinícolas e as rosas desenvolveram uma ligação única, criando uma linguagem que não precisa de tradutor nem de instruções, apenas de atenção e cuidado. Tal como os espumantes, elegantes, sensíveis e perfumados, as rosas trouxeram elegância e beleza às vinhas. Um olhar atento perceberá, porém, que tal como um espumante celebra um momento especial, as rosas celebram a saúde da vinha. Elas são rigorosas sinalizadoras de potenciais perigos: por serem mais sensíveis, são as primeiras a evidenciar a presença de pragas como o míldio ou o oídio. Se forem afetadas, o produtor sabe que deve agir rapidamente. Um brinde à beleza das rosas-sinaleiras das vinhas portuguesas!
CURIOSIDADE
Diz-se que a relação entre a vinha e as flores é mítica: Dionísio, o deus grego do vinho, estava presente no momento em que a deusa da Flora, Clóris, criou a rosa. Para lá do mito, esta Rosa que é selvagem de nome mas que é meiga de atitude, tem uma propriedade especial: a partir dela é possível obter-se o chamado “mel-rosado” recomendado para apaziguar dores de garganta, e cujo uso tradicional (já passível de ser encontrado em farmácia) recomenda ser consumido por infusão da flor, com mel.
Consulte o nosso e-book e saiba tudo acerca dos Espumantes Selecção de Enófilos:
DESCARREGUE O E-BOOK SELECÇÃO DE ENÓFILOS
E-Book Selecção de Enófilos
Os vinhos Selecção de Enófilos estão disponíveis em exclusivo nas nossas lojas. Representam as principais regiões vinícolas de Portugal, com vinhos de qualidade excecional e sempre ao melhor preço.
Descarregue o nosso e-book e conheça tudo o que têm para lhe oferecer.