Salve o seu vinho da temperatura ambiente
Por: João Pedro Carvalho
Muitos são os consumidores que tantas vezes a invocam na altura de servir um vinho, falo desse mito que é a “temperatura ambiente”.
Este fenómeno criado pelo consumidor, ao que parece é de uso universal. Afinal não passa de um escudo de defesa no que toca ao desconhecimento sobre a abordagem de como servir um vinho a uma temperatura apropriada.
Os aromas dos vinhos dependem muito da temperatura:
- Quanto mais frio estiver o vinho menos aromas vamos sentir;
- Pelo contrário se tiver uma temperatura muito alta os aromas mais delicados evaporam e apenas ficam os aromas mais pesados e a sensação de álcool aumenta também.
Por isso importa saber encontrar um meio-termo onde conseguimos tirar o máximo prazer de cada uma das garrafas que formos abrindo.
Neste caso é o vinho tinto e também os fortificados aqueles que mais sofrem, uma vez que tanto seja Verão ou Inverno chega sempre à mesa sem qualquer preocupação se estamos na praia ou na sala com o aquecimento ligado. Sem muito paleio a regra a seguir é simples:
- No pico do Verão ninguém gosta de comer sopa quente portanto pela mesma razão procure a frescura, por isso não se envergonhe e em casa, ou no restaurante, opte por colocar a garrafa num balde com gelo ou água fresca, o vinho agradece.
- Se for na altura do frio e porque nem todos têm uma cave climatizada, pode colocar a sua garrafa meia hora antes de abrir no frigorífico ou simplesmente na varanda. Se tiver dúvidas faça o teste e sirva o mesmo vinho, um copo à temperatura quentinha da sala e outro ligeiramente mais fresco.
Quando a abordagem toca a espumantes, brancos e rosés a conversa é mais simples uma vez que o serem bebidos frescos é quase uma norma pré estabelecida por todos. Portanto servir frescos e se possível tentar manter a temperatura, que o vinho no copo acaba sempre por ganhar alguma temperatura. Porque acima de tudo importa tirar o máximo prazer que o vinho tem para nos proporcionar.
ARTIGOS SOBRE VINHOS
Acha que sabe tudo sobre vinhos?
Sabia que o vinho branco combina com o tempo frio? E que pode cozinhar com vinho tinto ou vinho branco?
Saiba tudo isto e muito mais sobre vinhos com as nossas dicas e sugestões.
VER TODOS OS ARTIGOSDia Internacional do Vinho do Porto
Conheça o vinho mais icónico do mundo.
Como interpretar as notas de Prova de Vinho
Descubra as principais componentes a avaliar numa Prova de Vinho.
Vinhos, queijos, enchidos: Combinações para todas as ocasiões
Conheça as melhores combinações entre vinhos, queijos e enchidos portugueses e saboreie-os na melhor companhia.
COMO FAZER A SUA GARRAFEIRA
Aproveite a nossa seleção em qualquer loja Intermarché e siga as nossas dicas para criar a sua própria garrafeira.
Saiba como escolher de acordo com a refeição, como servir, como provar e ainda como conservar não esquecendo dicas tão importantes como a escolha do local, a temperatura e a posição das garrafas.
A Nossa Garrafeira
Na garrafeira Intermarché encontra vinhos de seleção de todas as regiões vinícolas portuguesas, adequados a todos os gostos e ocasiões. Enriqueça a sua com a nossa seleção de vinhos aos preços mais baixos.