Selecção de Enófilos DOC Douro branco 2014
Por: João Pedro Carvalho
O vinho que escolhi é o Selecção de Enófilos Douro branco 2014, produzido pela Casa C. da Silva famosa pelos seus vinhos do Porto. Num modo generalista de abordar a região podemos dizer que dá origem a brancos com uma acidez/frescura bem vincada, num conjunto cheio de garra com uma fruta madura que quase sempre se faz acompanhar de um ligeiro floral, onde a exuberância nunca é muito grande. Vinhos tensos que acompanham muito bem pratos de bom temperamento, tal como se apresenta a gastronomia daquela região. Neste caso foi acompanhado de perto por um fantástico Arroz de Polvo, tenro e suculento com todo o sabor característico, ligando na perfeição com este branco que durou pouco tempo na garrafa.
Porquê este Douro Branco?
Nunca foi tão necessário, mas ao mesmo tempo tão fácil, tornar o acto de compra em algo simples e capaz de satisfazer as mais exigentes pretensões, potenciando a experiência e o prazer à mesa. No entanto e porque aqui o assunto é o vinho, é preciso que a mensagem chegue ao maior número possível de pessoas de forma simples, directa e que não se torne aquilo que para muitos é um verdadeiro quebra-cabeças, cheio de palavreado imperceptível aos olhos de um consumidor menos atento.
Dando um exemplo concreto, poucas pessoas pegando numa garrafa conseguem decifrar se o vinho que têm na mão vai ligar melhor com um Bacalhau com Natas ou com uma Dourada Assada no Forno. Na verdade, para uma grande maioria limita-se apenas a ser um vinho branco, mas a maneira como foi elaborado e acima de tudo a região que lhe deu origem, são as chaves fundamentais para saber o que escolher para acompanhar a refeição. E nisto ninguém pode negar que servir um vinho com o acompanhamento certo é meio caminho andado para um momento de prazer à mesa.
Para cada ocasião há um vinho da nossa garrafeira.
O autor não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.