Selecção de Enófilos Douro Reserva Tinto 2013
Por: João Pedro Carvalho
Gosto deste tempo, desta incerteza do chove não chove, gosto deste tempo que dita a chegada dos dias chuvosos e cinzentos, dias esses que detesto, dias em que sabe bem ficar por casa a escrevinhar em frente ao computador. Eram cinco da tarde quando tocou o telefone e fiquei a saber que o meu irmão cá vinha jantar, é sempre uma festa e o miúdo adora ter cá o tio para contar as aventuras na escola. Hora do corrupio à volta do frigorífico e da dispensa a ver o que se faz para o jantar, a escolha recaiu numa perna de cabrito para ir ao forno. Enquanto marinava fui até à garrafeira escolher o vinho, por vezes é complicado escolher, mas decidi-me por este Selecção de Enófilos Douro Reserva tinto 2013, nascido e criado pelo produtor C. da Silva.
Para ligar um vinho com a comida, uma das regras que é quase de compêndio, é que o vinho de uma região é o que melhor ligação faz com a gastronomia local. Neste caso um tinto da região do Douro, feito de um lote de castas Touriga-Franca, Tinta-Roriz, Touriga-Nacional e outras. Esta Reserva é daquelas que se bebe com imenso prazer, bebe-se copo atrás de copo, com boa conversa pelo meio até que a garrafa fica vazia. Aromas e sabores mostram um tinto do Douro pronto a dar muito prazer, trago após trago, sem cansar. A fruta muito presente, madura e fresca, num conjunto rico com ligeiro travo da madeira por onde andou sem atrapalhar os sentidos, e depois coisas bonitas como o toque de baunilha, o cravinho e a esteva, a combinação perfeita com a perna de cabrito no forno.
É fim-de-semana e parece que a chuva se instalou lá fora, aqui dentro está quentinho, por entre gargalhadas de tio e sobrinho, a conversa vai animada, o vinho esse já está nos copos e o jantar a chamar. É hora de ir, até à próxima.
O autor não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.