
Combine queijo e enchidos com o vinho adequado
Por: João Pedro Carvalho
Esta fantástica trilogia – vinho, queijo e enchidos – à qual não pode faltar o pão, acompanha-nos desde tempos remotos qualquer que seja a mesa por esse Portugal fora. As combinações são ao gosto de cada um e nisso não podemos, nem devemos, querer impor grandes regras, mesmo que elas existam. Até porque nisto do vinho devemos seguir sempre a regra do gostar e do saber bem. Portanto ficamos meramente pelas sugestões entre queijos, enchidos e os melhores tipos de vinhos para os acompanhar:
As melhores combinações entre queijos e vinhos
- Queijos de sabor mais forte
Devemos ter a noção de que quanto mais forte for o queijo mais complicado vai ser acompanhar com qualquer que seja o vinho. Procuramos nesses casos extremos, vinhos com uma acidez/frescura mais vincada e que consiga resistir e refrescar o palato dos fortes e dominantes sabores do queijo.
- Queijos moles
Os queijos de pasta mole ligam bem com vinhos com estágio em madeira onde a sensação de cremosidade está mais presente.
- Queijos curados
Aqui tanto brancos com boa frescura ou tintos sem muito corpo são o casamento perfeito. Relembrar sempre que nem o queijo se deve sobrepor ao vinho, nem deve acontecer o contrário, o ideal é tentar encontrar o casamento perfeito.
- Queijos frescos, requeijão, ricota e feta
Fazem uma atrevida e bem conseguida ligação com um espumante bruto.
Combinações de sabores e aromas, enchidos e vinhos
Tal como nos queijos é todo um mundo de variedade de sabores e aromas, de Norte a Sul de Portugal a variedade é enorme. A regra é a mesma, tentar o melhor equilíbrio entre enchido/vinho. Talvez a tarefa aqui seja mais facilitada pois uma parte dos enchidos vai à panela e surge como parte integrante de um cozido, uma favada… Por outro lado, temos os enchidos que podem ser assados ou simplesmente fatiados:
- Enchidos Assados – Farinheira, Alheira, Morcela, Cacholeira
Comanda a regra do gosto comum e do equilíbrio, uma boa farinheira assada numa boa fatia de pão ou de broa tanto liga bem com um branco como com um tinto.
- Enchidos Fatiados – Paio do Lombo, Paiola, Paia de Toucinho
Também nestes casos temos o mesmo a dizer sobre uma lasca de paia de toucinho ou um paio da cabeça do lombo, tanto liga bem com um branco como com um tinto.
- Maranhos
Para o fim deixo os maranhos, que pessoalmente gosto deles servidos com legumes cozidos e ligam bem com um bom vinho branco, frutado e com boa frescura.


ARTIGOS SOBRE VINHOS
Acha que sabe tudo sobre vinhos?
Sabia que o vinho branco combina com o tempo frio? E que pode cozinhar com vinho tinto ou vinho branco?
Saiba tudo isto e muito mais sobre vinhos com as nossas dicas e sugestões.
VER TODOS OS ARTIGOS
Dia Internacional do Vinho do Porto
Conheça o vinho mais icónico do mundo.

Como interpretar as notas de Prova de Vinho
Descubra as principais componentes a avaliar numa Prova de Vinho.

Vinhos, queijos, enchidos: Combinações para todas as ocasiões
Conheça as melhores combinações entre vinhos, queijos e enchidos portugueses e saboreie-os na melhor companhia.

COMO FAZER A SUA GARRAFEIRA
Aproveite a nossa seleção em qualquer loja Intermarché e siga as nossas dicas para criar a sua própria garrafeira.
Saiba como escolher de acordo com a refeição, como servir, como provar e ainda como conservar não esquecendo dicas tão importantes como a escolha do local, a temperatura e a posição das garrafas.
A Nossa Garrafeira
Na garrafeira Intermarché encontra vinhos de seleção de todas as regiões vinícolas portuguesas, adequados a todos os gostos e ocasiões. Enriqueça a sua com a nossa seleção de vinhos aos preços mais baixos.
