Combinações para perda de peso
Não menos importante, para perdermos peso, para além de escolhermos alimentos baixos em calorias, devemos escolher alimentos que nos saciam, nomeadamente alimentos ricos em proteína, e alimentos ricos em água, como é o caso de uma sopa, que nos permite comer um grande volume e preenchermos o estômago.
Outro aspeto importante é a forma como combinamos os alimentos, uma vez que existem interações entre os nutrientes. Certos alimentos beneficiam da associação com outros nutrientes para potenciar a sua absorção.
Outros há que impossibilitam ou retardam a absorção de determinado componente nutricional quando consumido em conjunto. A título de exemplo, a biodisponibilidade do ferro não-heme é potenciada pela ingestão de alimentos ricos em vitamina C, recomendando-se a ingestão de vegetais e/ou fruta em todas as refeições principais, ou a adição de sumo de limão.
Pelo contrário, deve ser evitada a ingestão de chá, vinho tinto, café e produtos ricos em cálcio durante ou após a refeição, dado que competem com o ferro pela sua absorção.
Em suma, os alimentos são muito mais do que meras calorias. É fundamental personalizar a alimentação, adaptando-a às necessidades, objetivos, características, hábitos e rotinas de cada pessoa.