Header Imagem

Por Lillian Barros

Chegou a altura dos caracóis


Entrando em maio (primeiro mês sem R do ano), os dias tornam-se mais longos, o sol começa a espreitar e as esplanadas começam a oferecer petiscos, muitos petiscos... e em Portugal não dispensamos uma boa caracolada… verdade?

Tendo o verão à porta e a consciência alimentar em alerta máximo, por vezes o receio de estarmos a estragar o foco nutricional pode tomar conta do momento. Mas nem todos os petiscos são traiçoeiros e nem tudo o que sabe bem faz mal à silhueta. E os caracóis são sem dúvida uma das exceções.

água aromatizada
melancia

Um petisco cheio de benefícios


Sabia que o caracol não é inimigo das dietas de emagrecimento, muito pelo contrário!?

Então fique desde já a saber que, se por acaso, for convidado(a) para uma patuscada de caracóis não precisa de dizer que não, nem sentir peso na consciência pois a balança não se vai queixar! Bastará prescindir do pão com manteiga, do molho e da bebida alcoólica!

Para além de serem um elemento bem presente na gastronomia portuguesa, principalmente nos meses de verão, os caracóis são também uma iguaria extremamente nutritiva. Ora veja:

  • São maioritariamente constituídos por água e, por isso, baixos em calorias (85 kcal/100 g);
  • São uma excelente fonte de proteína (16 g/100 g) e pobres em gordura (1,4 g/100 g);
  • Contêm variados micronutrientes, como o cálcio, ferro, magnésio, fósforo, cobre e vitaminas E e D.

Todos estes nutrientes, em conjunto, tornam os caracóis uma excelente opção para quem quer fortalecer a massa muscular, sem acrescentar muitas calorias à alimentação, bem como o tornam um excelente aliado para combater anemias e como parte de uma dieta equilibrada, variada e completa.

 

Saiba como os confecionar


Algumas receitas caseiras usam e abusam do azeite e do sal, bem como de caldos industriais e enchidos para apurar o sabor, o que acaba por tornar algumas receitas com caracóis excessivamente gordurosas e salgadas. Assim, deve optar-se por moderar a utilização de gordura, usando apenas um fio de azeite, bem como reduzir-se a adição de sal, equilibrando os sabores com a adição de ervas aromáticas, alho, sumo e casca de limão ou laranja.

Não obstante, a boa notícia é que, segundo consta, até mesmo os caracóis cozinhados em restaurantes têm um baixo valor calórico: cerca de 100kcal/100g, por isso não há que ter medo na hora de os comer.

lavar vegetais
lavar vegetais

Comer com moderação


Agora que se aproxima a sua época – maio a agosto, os caracóis podem ser o petisco saudável que faltava na nossa mesa e uma forma de evitarmos outros menos saudáveis, como os fritos ou, mesmo embora saudáveis que sejam mais calóricos, como os frutos secos. Para além de que são uma alternativa sustentável, que continua a respeitar o ciclo da natureza.

Apesar das suas excelentes propriedades, o acompanhamento da refeição, como cerveja, refrigerantes ou pão, por exemplo, podem colocar por terra todos os seus benefícios nutricionais. Mas sim, pode comer caracóis, se não abusar dos “complementos”.

 

Receitas Lillian Barros

Artigos Lillian Barros

PARTILHE