Estratégias de Aceitação Alimentar: Dicas e Conselhos
Descubra estratégias eficazes para lidar com a recusa alimentar das crianças. Saiba como motivar escolhas saudáveis e promover hábitos alimentares positivos.
Por Lillian Barros
Saiba como lidar com a recusa alimentar da criança
Quando as crianças se recusam a comer, existem algumas estratégias que podemos implementar para ajudar na aceitação de novos alimentos. O ideal será respeitar o apetite da criança, centrando a oferta na variedade e na qualidade nutricional e não forçando a ingestão. Evite a pressão. Opte por uma abordagem lúdica e em contexto familiar, pois a criança nesta idade aprende mais facilmente através do jogo e da imitação. Mas lembre-se: Quando a criança entende o processo, faz chantagem para receber o “prémio". Este comportamento só serve para sobrestimar o doce e diminuir o valor da comida nutritiva.
Se depois de várias tentativas a criança continuar a rejeitar o alimento, deve substituí-lo por outro do mesmo grupo nutricional. Por exemplo, se insistir nos brócolos e o bebé cuspir, tente oferecer espinafres. Se rejeitar o feijão, ofereça lentilhas ou grão-de-bico. Deixamos a nota que ao incentivar a criança a comer “sozinha”, devemos também considerar que muitas vezes a criança acaba por não comer porque realmente já não tem fome.
Destacamos algumas sugestões:
Os alimentos novos devem ser introduzidos em pequenas quantidades, incentivando a sua experimentação e consumo, sem forçar, até que a criança se habitue.
A recusa inicial de um alimento novo não deve levar à tentação de não o colocar no prato.
Mesmo quando a criança recusa comer, é importante não ceder à tentação de trocar a refeição por lanches ou outras guloseimas.
Também deve evitar-se fazer-se promessas como "se comeres tudo, recebes um chocolate".
Insistir exageradamente num alimento específico pode diminuir o prazer de comer.
Deve evitar-se introduzir muitos alimentos novos em simultâneo.
Deverão evitar-se intervalos irregulares entre as refeições - muito pequenos ou cheio de "petiscos".
Motivar a criança a comer de forma autónoma
Nestas idades é expectável que a criança já se consiga alimentar autonomamente, ainda que precise dos adultos para a auxiliar em certas tarefas (por exemplo, a partir os alimentos como a carne e a retirar espinhas, ossos ou peles). Além disso, deverá ser supervisionada pelo adulto, que a incentivará a comer, evitando distrações e promovendo um comportamento adequado à mesa e o uso correto dos talheres.
Poderá haver grande disparidade neste tempo entre crianças, mas mais de trinta minutos para uma refeição principal é demasiado. Deve ser implementada uma cadência na oferta dos diferentes pratos de uma refeição, não devendo haver estímulo/incentivo/prémio para quem comer mais depressa. A ingestão rápida dos alimentos está associada a consumos de volumes maiores, dado a ausência de tempo para serem desencadeados os mecanismos neuroendócrinos da saciedade.
Dentro do aceitável, a criança deve dispor do tempo que precisar para se alimentar.
Os comportamentos alimentares em casa desempenham um papel crucial
As crianças observam atentamente o que os adultos comem e a forma como o fazem, pelo que é desejável que estes sejam verdadeiros exemplos. A criação de hábitos de autonomia e sociais à mesa permite ainda a autorregulação do apetite, controlando a compulsividade alimentar não só em casa, como também na escola.
Quando os pais têm hábitos alimentares saudáveis, os filhos tendem a imitar esses mesmos bons hábitos, pelo que, por exemplo, se o objetivo for incutir o consumo de sopa, os pais devem consumi-la em conjunto com os filhos.
Encontre aqui mais dicas, estratégias e pontos a reter para o ajudar nesta tarefa.
Envolva a criança no momento de preparação dos alimentos
Esta é uma oportunidade única para criar laços e estabelecer uma relação positiva com a comida e a cozinha e pode inclusive ser uma forma de passar tempo de qualidade em família. Mesmo as crianças mais pequenas podem ajudar em tarefas simples, como lavar os hortofrutícolas, amassar o pão ou juntar ingredientes e misturar.
O exemplo dado na escola é muito importante
Já que é um dos locais onde a criança passa mais tempo, onde é influenciada pelas refeições fornecidas e pelo que vê as outras crianças fazerem. Assim, torna-se muito importante que a escola forneça refeições saudáveis e que estimule de forma criativa as crianças a experimentarem novos alimentos. Para além disso, deveriam promover-se sessões de educação para uma alimentação saudável, nomeadamente ensinando as crianças a interpretar rótulos alimentares e desmistificando alguns mitos alimentares.
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