Por Lillian Barros
Superalimentos: o que são?
Não! Não são alimentos que, à semelhança dos super-heróis, colocam uma capa vermelha, sobrevoam a cidade e salvam vidas de donzelas em perigo! Embora não exista uma definição científica rigorosa, o termo "superalimento" é utilizado para descrever alimentos altamente nutritivos que oferecem uma elevada concentração de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos gordos, tornando-os excelentes aliados na melhoria de diferentes aspetos da nossa saúde, bem estar, energia ou resposta imunitária.
Não se tratam de alimentos milagrosos, mas a sua dosagem significativa em antioxidantes e fitonutrientes fazem deles o melhor aliado para quem procura no alimento o seu verdadeiro medicamento!
Dentro deste leque de ingredientes encontramos diversos alimentos da nossa rotina, muito graças à nossa dieta mediterrânica, mas também outros menos falados que começam agora a estar na moda, mas que rapidamente entraram nas prateleiras dos nossos supermercados e as cozinhas dos portugueses.