DA TERRA E DO MAR
À beira-mar plantado, Portugal é país de pesca e de pescadores, de peixe de qualidade, fresco, e de uma enorme variedade de espécies. De norte a sul, há espécies que pontuam a gastronomia, como a raia e a sardinha, que resultam em receitas únicas que impregnam em cada prato a história da gastronomia portuguesa.
Da terra vem a carne com criação e sabor ímpares, com espécies como o borrego e o porco a marcar muitas das refeições. A versatilidade deste tipo de carnes, da produção aos métodos de confeção, faz com que se torne aliada desde as refeições mais simples, uma marmita de semana, até às mais longas, como os assados de domingo no forno.
Legumes e fruta partem também das mais variadas zonas do País para chegarem à mesa dos portugueses, em sopa, como acompanhamento ou prato principal, ingredientes de qualidade e produção muito variada. Quer se procure num restaurante típico da região ou se recrie alguma receita em casa, o pão é, ainda hoje, presença obrigatória em cima da mesa. Até porque em Portugal, do azeite ao molho da comida, tudo serve para molhar o pão e saborear, até à última trinca.