Deixe-se encantar pelas
nossas sugestões
Descubra os tesouros que guardam histórias, artes e tradições que merecem ser ouvidas, visitadas e valorizadas.
Parta à descoberta deste património que é tão nosso e tão rico!
Boa viagem!
FERREIRA DO ZÊZERE
Decididamente um concelho a visitar, em particular no verão, quando o rio Zêzere, a barragem de Castelo de Bode, a Ilha do Lombo e a praia fluvial da Castanheira - ou lago Azul - convidam a mergulhar nas suas águas e a desfrutar das excelentes condições para a prática de desportos náuticos.
Reserve uns dias para explorar Dornes, mítica terra dos Templários, as aldeias ribeirinhas, o moinho em madeira de Avecasta e as várias capelas deste concelho tão rico em história. Não se esqueça dos ténis: a paisagem natural é o cenário perfeito para caminhadas e para correr, se gostar.
SERRA DA ESTRELA
Destino de eleição de muitas famílias quando começa a encher-se de neve, a serra da Estrela renova-se a cada primavera, oferecendo a quem por lá passa praias fluviais e lagoas muito convidativas. Se decidir explorar os mais de 300 km de trilhos do Parque Natural da Serra da Estrela, não se esqueça do fato de banho. Nunca se sabe quando poderá dar jeito.
A maior serra de Portugal continental esconde ainda aldeias históricas e cidades serranas de enorme encanto. É o caso de Loriga – a “Suíça portuguesa” –, da aldeia medieval de Linhares da Beira, da cidade da Guarda e da povoação do Sabugueiro. Marque também presença no Poço do Inferno, uma cascata de água límpida – e fresca! –, no Covão da Ametade e na praia fluvial do vale do Rossim, a mais alta de Portugal.
PASSADIÇOS DO PAIVA, AROUCA
Se ainda não conhece, talvez esteja na hora de programar uma visita aos Passadiços do Paiva, localizados no concelho de Arouca, seguida de um mergulho na praia fluvial de Espinca ou na do Areinho. Pode ainda “perder-se” no Geoparque, na serra de Freita e descobrir a natureza local em todo o seu esplendor. Descubra a Frecha de Mizarela, uma queda de água no rio Caima, as aldeias serranas tradicionais, o famoso mosteiro de Arouca ou a carreira dos 17 moinhos de rodízio na freguesia de Alvarenga.
Aproveite as condições para a prática de atividades de desporto aventura e atreva-se em escalada, caiaque, rafting e canyoning. Prometemos que não se arrependerá. E já que foi até ali, faça um dos percursos pedestres existentes. Não se esqueça, por isso, de levar calçado confortável e uma garrafa de água.
ALGARVE
Destino de eleição, o Algarve é muito mais que praia. Se é para lá que vai fazer férias, tire uns dias para conhecer o que esta região tem para lhe oferecer.
Pode começar por Aljezur: veja como se moem cereais no núcleo museológico do Moinho da Arregata, no Rogil.
Rume a Sagres, visite a fortaleza e deixe- se guiar pela famosa rosa dos ventos em pedra.
Reserve algum tempo para conhecer Vila do Bispo, terra de pescadores, de boa caldeirada e dos famosos percebes.
Não volte para casa sem conhecer Cacela Velha, aldeia sobre a ria Formosa, famosa pelo pôr do sol, pelas ostras e pela praia da Fábrica, considerada uma das melhores do mundo pela Condé Nast Traveller espanhola.
ILHA DO PICO
Situada nos Açores, um dos 20 mais belos locais para visitar segundo a edição holandesa da National Geographic Traveler, a ilha do Pico é uma ótima escolha para quem aprecia a Natureza. É aqui que se encontra uma das sete maravilhas naturais do nosso país, a montanha mais alta de Portugal.
Subir ao cone vulcânico do Pico, visitar o Museu dos Baleeiros e o do Vinho e explorar a Gruta das Torres são experiências inolvidáveis. Não diga adeus sem experimentar o queijo do Pico.
Numa mesa portuguesa, com certeza!
Comida de conforto e tradicional. No outono, a comida volta a ser quente à boa maneira portuguesa.
Amêijoa, um clássico da cozinha portuguesa
Este é um clássico da cozinha portuguesa e um bom petisco estival.
Vinhos - A melhor opção para cada tipo de prato
Para saborear um peixe grelhado ou acompanhar uma boa tábua de queijos há sempre uma opção perfeita.