Pelos caminhos de Portugal
Aproveite o novo ano para dar vida ao velho slogan “vá para fora cá dentro” e conheça as maravilhas do País, de norte a sul, independentemente da estação.
O quotidiano nem sempre nos dá a oportunidade de sair da zona onde moramos e conhecer outros locais, mas tente contrariar esta tendência e visitar outras cidades ou terras de Portugal.
Viajar é uma das formas mais ricas de aprender, sobretudo num País com tanta história e tanta cultura como este. Mesmo no sítio onde vive, provavelmente há lugares que ainda não visitou, ou atividades possíveis de programar que desconhece.
Com o novo ano, tente implementar na rotina pequenas escapadas. Se não está habituado a fazer viagens com a família, comece por destinos mais perto, para ver como isso afeta a dinâmica familiar. A verdade é que o conhecimento não ocupa lugar e todos terão a ganhar com estas aventuras. Se se sentir comprometido com esta proposta, experimente implementar um fim de semana por mês, deixando um membro da família escolher o destino à vez e escolherem em conjunto os sítios da cidade eleita que não querem mesmo perder.
BUDDHA EDEN
JARDIM DA PAZ
Com mais de 35 hectares, este jardim no concelho do Bombarral é ainda um dos segredos mais bem guardados do País. Talvez por o budismo não ter expressividade em Portugal, a maior parte dos visitantes são estrangeiros. Começou a ser construído em 2001 e está em constante crescimento e remodelação.
Parta à descoberta de um dos maiores espaços orientais da Europa, repleto de figuras budistas. Mas não só. Há outras estátuas, animais, lagos. Sítios para se inspirar e descansar um pouco.
AVEIRO
Esta cidade com muitos encantos tem-se tornado um centro de visitas, tanto pela arte urbana como pela belíssima ria, onde pode passear de gôndola ou ver as salinas.
Passeie pela Costa Nova, com as características casas às riscas, coma uma tripa de Aveiro ou delicie-se com os famosos ovos-moles.
No mesmo distrito, mas em Águeda, não perca o festival Agitágueda, que reúne nomes sonantes da música e apresenta os icónicos guarda-chuvas pendurados. Esta cidade firma-se também como centro cultural, com epicentro no Centro de Artes de Águeda. E ali tão perto, tem também a Pateira de Fermentelos, uma lagoa natural com uma paisagem de cortar a respiração.
CARAMULO
Vá até ao interior do País e deixe-se arrebatar pelos encantos do Caramulo.
Comece por uma visita ao Museu do Caramulo, que engloba exposições de arte antiga e moderna, com obras de pintores como Salvador Dalí e Pablo Picasso. O museu tem ainda uma surpreendente exposição de automóveis, que inclui veículos que transportaram personalidades como a Rainha Isabel II ou o ditador português António de Oliveira Salazar.
Aproveite para visitar a Reserva Botânica de Cambarinho, onde, entre maio e junho, há um espetáculo natural, com o florescimento de inúmeras flores púrpuras. É a época ideal para aproveitar todo o esplendor. Não deixe também de provar os queijos e o mel da região, bem como o vinho característico do Dão. Não se vai arrepender!
AÇORES
Reserve as férias da Páscoa ou do verão para visitar um arquipélago único. Cada uma das suas nove ilhas tem comidas típicas, locais secretos e sítios prediletos.
Faça um roteiro cuidado, planeie a viagem com antecedência para sair mais barata e leve a família numa experiência cultural completamente diferente daquela a que estão habituados. Pode levá-los a sítios extraordinários como o Pico ou a Lagoa do Fogo.
ALTO DO MALHÃO:
STUPA E MOSTEIRO DE MÚ
É provável que, algures na vida, já tenha ido até terras algarvias. A água quente, as belíssimas paisagens e as praias longas atraem milhares de portugueses. Mas mesmo quando recorremos ao mesmo lugar muitas vezes, há locais em que, por distração ou falta de tempo, acabamos por não reparar.
Da próxima vez que descer ao Sul do País, aproveite para visitar o Mosteiro de Mú, na serra do Caldeirão. Construído em 2008, obedece a uma série rigorosa de técnicas da cultura do budismo tibetano. Aproveite a escapada para visitar as praias algarvias, mesmo no inverno, e para um passeio à beira-mar.
ALMEIDA, GUARDA
Vista do ar, Almeida destaca-se pela forma peculiar da sua fortaleza, em formato de estrela. Por terra, os encantos não se esgotam, com a arquitetura típica e os fortes da vila como ponto alto. Passe pelo museu histórico-militar, onde é traçado o percurso da história militar desde o Neolítico até à Segunda Guerra Mundial.
Não se esqueça que esta região se dedica à produção de vários enchidos e, portanto, aproveite para os provar. Para desgastar o almoço, dê um passeio pelas ruas da vila, que faz parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal.
Este ano, ponha o corpo a mexer
Siga as dicas do nosso calendário mensal de exercício.