Verde, poupado e com um impacto mais positivo na comunidade
Cada época festiva tem as suas cores muito próprias. Vamos dar apenas dois exemplos:
- No Halloween, as decorações assumem o laranja e o preto como cores.
- Já no Natal, o mundo pinta-se de vermelho e verde. Celebrizada pelo anúncio da Coca-Cola, a verdade é que esta combinação de cores começou há séculos, numa festividade que (ainda) nem Natal era!
Conta a história que os antigos povos celtas veneravam o azevinho, o responsável por manter o mundo aprazível durante os caducos meses de inverno. Os anciães acreditavam que, ao decorar as casas com a planta adorada nas comemorações do solstício de inverno, traziam proteção à casa e boa sorte à família no ano seguinte. Tudo isto a propósito de uma coisa: desejamos, sinceramente, que este Natal seja vermelho mas, sobretudo, muito verde. E basta uma pitada, não de sal nem de pimenta, mas de imaginação!
Basta um pouco de empenho, e todos celebramos esta época festiva enquanto reduzimos o impacto ambiental e o impacto no orçamento familiar.
1. COMPRE MENOS
Uns presentes têm necessidades práticas, outros são apenas lembranças.
Não descuramos nem uns, nem outros. Sabemos bem que nem sempre é possível espremer ainda mais a lista de presentes... Mas isso não significa que seja absolutamente imperativo comprar e gastar mais! Lembre-se que nem todos os presentes têm, obrigatoriamente, de ser comprados em lojas. Pode sempre optar por presentes pessoais e únicos. Já diziam as avós: a intenção é que conta!
- Dica: Ofereça experiências. Tempo, energia e conhecimento não vêm em caixas, mas podem trazer valor por muitos anos: Uma hora de massagem, um conjunto de aulas de música, algumas horas de babysitting, bilhetes para um concerto…
2. EM SEGUNDA MÃO
Não, não estamos a falar daquele par de meias que já rodou três gerações, sem nunca se ter arrancado a etiqueta! Estamos a falar de presentes que contam uma história à séria. Isto porque um presente com valor não precisa de ser novo e reluzente. Há pequenos tesouros que podem ser redescobertos com entusiasmo. Alguns exemplos? Uma panela de ferro, um conjunto de cristal, uma peça de madeira pura…
- Dica: Ofereça objetos de colecionador – câmaras fotográficas, livros, roupa e acessórios vintage, bicicletas, brinquedos, instrumentos musicais… Muitos dos utensílios antigos foram feitos com materiais de maior qualidade e precisam apenas de um toque para os tornar dignos de presente de Natal. Junte ao embrulho uma nota pessoal com a explicação da escolha.
3. MÃOS À OBRA
O que oferecer a alguém que já tem tudo? Presentes feitos à mão, claro!
Podem ter tanto ou mais valor que os comprados numa loja. Principalmente para quem já tem tudo o que precisa, em termos materiais.
- Dica: Ofereça um quadro, um postal, peças de decoração ou, simplesmente, uma carta escrita à mão... As possibilidades são infinitas. Se os dotes estão na cozinha, aproveite os produtos da época e dedique-se aos presentes saborosos. Fruta ou ervas desidratadas são outras boas opções. Se não tem dotes excelentes nem para trabalhos manuais nem para a culinária, reúna algumas das suas coisas favoritas – receitas, livros, filmes – descreva-os em pequenos cartões e ofereça num embrulho decorado a preceito.
4. FORA DA CAIXA
Um pouco de imaginação pode levar à descoberta de um mundo sem fronteiras. Já pensou como os presentes mais simples podem ser também os mais divertidos?
- Dica: Ofereça uma caixa de cartão gigante às crianças. No embrulho, junte autocolantes, marcadores, tintas. Divirta-se a criar um porto seguro, um local onde cabe toda a imaginação. Faça aberturas – umas maiores e outras mais pequenas – e decore a rigor. Quanto maior for a caixa, melhor. Serve para os animais de estimação também!
5. PODER DAS PLANTAS
Com algum planeamento de antecedência, é possível. Sem planeamento, também!
Uma variedade de flores, catos, suculentas, ervas aromáticas e outras plantas podem crescer em pequenos potes que depois se tornam presentes apreciados. Se preferir comprar, escolha plantas da época de produtores locais.
- Dica: Ofereça plantas frescas, um pequeno vaso com uma planta, um conjunto de bolbos das plantas favoritas… Pode sempre optar por apanhar e secar flores, usar uma prensa ou um desidratador.
6. SIMPLIFIQUE O NATAL
A lista de presentes é demasiado longa? Aqui ficam umas ideias para simplificar o ritual das prendas:
- Antes de começar a época festiva, reúna a família, escreva o nome dos adultos em pequenos papéis e coloque-os num chapéu.
- Por ordem, cada adulto tira um papel. O nome que sair é a pessoa que vai receber o seu presente. Guarde segredo!
- Agora a lista já só tem uma pessoa. Faça o mesmo para as trocas com os amigos, com os colegas ou entre os miúdos.
- Se for impossível reunir todas as pessoas, escolha um responsável para retirar os pequenos papéis e para os distribuir ou para comunicar posteriormente a pessoa a quem vai oferecer o presente. Definir um limite máximo de valor é uma forma de ajudar toda a gente a respeitar o orçamento natalício.
Tudo pelas crianças
A magia do Natal traz um brilho especial aos olhos de cada criança.
Seja a estrela da noite
Cuidados para brilhar na Consoada, mesmo que tenha passado a tarde na cozinha.
12 atividades para fazer no dia de Natal
Jogos, conversas, gargalhadas e memórias para recordar mais tarde.