Amigos para a vida, fiéis companheiros e até confidentes
A melhor forma de desejar um feliz Natal ao seu animal de estimação é dedicar-lhe uma atenção extra e garantir que a época natalícia não compromete a sua segurança.
Ferimentos provocados pela queda da árvore ou de outros ornamentos, intoxicações por ingestão de azevinho, passas ou outros materiais nocivos, queimaduras devido a velas, choques elétricos por curiosidade em relação às luzes, asfixia pelas grinaldas, asas de sacos e fitas de embrulhos são perigos à espreita. Fixar bem a árvore, evitar as decorações mais perigosas ou frágeis ao seu alcance ou esconder cabos elétricos sob uma calha são gestos que podem facilmente evitar dissabores. Depois disto, pode começar a pensar no que oferecer ao seu melhor amigo.
Que venha a melhor parte!
SONO ACONCHEGADO
Camas e iglus para cães e gatos, cabanas de madeira para roedores, rocha calefatora para répteis serão decerto presentes bem recebidos e apreciados, sobretudo nesta época em que se fazem sentir temperaturas mais baixas.
Quem tem jeito para as artes manuais, pode optar por transformar uma camisola de malha ou T-shirt que não use numa cama ou iglu. E se for um ás do croché, ponha mãos à obra!
Os principiantes podem sempre ver a questão como um desafio interessante. Bolas de trapos, pompons e mantas são prendas que facilmente se fazem em casa.
O limite é mesmo a criatividade. Procure ideias em tutoriais no YouTube, no Pinterest ou no Tumblr.
EXERCÍCIO PRECISA-SE
Os animais mantidos em casa, com espaço limitado para se movimentarem, sofrem do mesmo problema que os seres humanos sedentários: aumento de peso, que se pode traduzir em doenças cardiovasculares, diabetes…
Uma forma de minimizar a situação passa por incentivá-los a fazer mais exercício.
Soluções? Lança-bolas e frisbees para aumentar a intensidade dos passeios do seu cão, brinquedos interativos – que promovem horas de brincadeira – para gatos, labirintos para roedores ou rodas para hamsters, que possam ser usadas dentro e fora das gaiolas.
PORQUE ELES MERECEM
Esta pode ser também a altura ideal para finalmente trocar o comedouro, o arranhador ou a trela que já viu melhores dias. Uma coisa é garantida: atenção e festas vão estar sempre no topo da tabela de preferências.
ADOTE UM ANIMAL e ganhe
um amigo do coração
Abandonados pelos donos, nascidos nas ruas, maltratados, não faltam animais à espera de um lar acolhedor e de uma família – mesmo que monoparental – que lhes dê todo o carinho que merecem e lhes restitua toda a dignidade. Adotá-los é um ato de amor.
Grades, pequenos, bebés ou em adiantada fase de maturidade, puros ou rafeiros, irrequietos ou calmos, não faltam de norte a sul do país – ilhas incluídas – cães ou gatos a quem a vida se esqueceu de sorrir. Aguardam todos eles sem exceção por uma festa na cabeça, uma brincadeira, um gesto de carinho e, acima de tudo, por alguém que possa acolhê-los e retirá-los das ruas.
DECISÃO PARA A VIDA
Se está a pensar dividir a casa com um amigo de quatro patas, pondere a hipótese de adotar. Com tanta oferta, é difícil não
encontrar um que o cative. E, feitas as contas, sempre sai um pouco mais barato. Uma das grandes vantagens de adotar um cão ou gato já com alguns meses ou anos é a menor probabilidade de se deparar com surpresas. É o caso do porte, no caso dos cães, e do temperamento, por exemplo, ou das traquinices (os animais bebés são mais propensos a roer sapatos e móveis e são mais difíceis de educar).
Mas pare um pouco para pensar se quer mesmo dar esse passo. Por muito que se goste de animais, ter um implica disponibilidade e é assumir um compromisso para a vida. É preciso ter tempo para brincar com ele e educá-lo, levá-lo a passear, no caso dos cães, alimentá-lo, esterilizá-lo, de preferência, não só por motivos de saúde, mas para evitar gravidezes não desejadas. Há também que considerar férias e ausências; se não puder levá-lo consigo, terá de providenciar alguém que assegure os cuidados básicos.
ONDE COMO ADOTAR
São muitos os locais onde pode adotar um animal. O projecto AMIGA-ME, junta Associações de Apoio Animal e futuros donos, para que nenhum patudo fique sem lar. Nas lojas Intermarché estão também disponíveis vales donativos, cujo valor é trocado por produtos de alimentação e higiene/limpeza pelas associações.
É tempo de adotar!
Tudo pelas crianças
A magia do Natal traz um brilho especial aos olhos de cada criança.
Natal Mais Sustentável
6 conselhos para um Natal mais amigo do ambiente… e da carteira!
Seja a estrela da noite
Cuidados para brilhar na Consoada, mesmo que tenha passado a tarde na cozinha.