REDUZIR
É A PALAVRA-CHAVE
O que se desperdiça anualmente em comida dava para alimentar milhões de pessoas que estão a passar fome. Reduzir este desperdício é urgente para tornar o planeta um mundo melhor.
Todos os anos são deitadas fora 1,3 mil milhões de toneladas de comida. Ou seja, é desperdiçado um terço de tudo o que é criado globalmente. Impressionante, não? Sobretudo se pensar nas carências alimentares de que são vítimas milhões de pessoas em todo o mundo.
Segundo o Programa Alimentar Mundial, cerca de 795 milhões de pessoas (uma em cada nove) não têm acesso a comida suficiente e a malnutrição é responsável por cerca de 45 por cento das mortes de crianças até aos cinco anos, ou seja, 3,1 milhões de crianças todos os anos.
De que forma podemos prevenir o desperdício alimentar?
- Água pública, sempre.
Beba água da rede pública de distribuição. Economizará na compra de embalagens de garrafas de água e limitará a quantidade de recursos utilizados e resíduos produzidos! - Cozinhe alimentos frescos.
Além de comer mais saudavelmente, economizará mais do que numa refeição pronta e pré-embalada, produzindo menos quantidades de resíduos de embalagens. - Atenção aos prazos.
Utilize em primeiro lugar os produtos com a data limite de consumo mais próxima, para evitar desperdícios. Tenha cuidado com os produtos perecíveis, colocando- os à frente, no frigorífico ou no armário. - Reaproveite alimentos.
Aproveite os alimentos cozinhados em excesso para confecionar outros pratos. Ou congele o restante para outra ocasião (em embalagem hermeticamente fechada e datada).
- E os óleos alimentares usados?
Reduza a quantidade de óleos e gorduras utilizados na confeção dos alimentos e nunca os deite fora para a canalização! Coloque-os numa garrafa usada e depois num oleão. - Marmitas e afins.
Coloque os alimentos numa caixa reutilizável ou lancheira e a bebida num cantil em vez de um saco ou de um pacote/lata individual, que deitará fora. - Controle quantidades.
Ajuste os tamanhos das porções de alimentos servidos consoante as necessidades nutricionais e apetite de cada membro da família.