UM ANO LETIVO DIFERENTE
Setembro é, por norma, um mês de regresso às rotinas pós-férias, com o início do ano escolar a marcar definitivamente o fim do verão. É um dia de entusiasmo: depois de quase dois meses de férias em família, voltam as aulas, os tempos livres com amigos, as atividades extracurriculares.
Mas o ano atípico que vivemos trouxe uma total remodelação no ensino, com aulas à distância e sem o tão necessário contacto de alunos, professores e pessoal não docente.
É por isso normal que setembro encerre também, desta vez, uma ansiedade acrescida em relação ao regresso ao espaço físico escolar, depois de seis meses de ausência. A somar, o contexto atual de pandemia requer medidas extraordinárias por parte de toda a comunidade escolar para assegurar a aprendizagem, mas também a segurança e a saúde de todos. Pais, professores, auxiliares, mas sobretudo alunos, têm um papel fundamental e uma responsabilidade acrescida.
LIDAR COM A IMPREVISIBILIDADE
Toda a comunidade escolar está sob alerta desde o fim do ano letivo anterior: o regresso às aulas é feito a meio de setembro, mas o cenário de regresso à escola pode não acompanhar o mesmo horário.
O Ministério da Educação alertou para três distintos cenários: o de aulas presenciais, o regime misto e um regresso do ensino à distância. Todos eles estão dependentes do evoluir da pandemia e das condições que se consigam assegurar. É preciso que a gestão familiar esteja preparada para qualquer uma das opções, para que a adaptação, tanto do regresso à escola como a casa, se faça de forma rápida e sem transtornos.
No regresso à escola, este ano é especialmente importante estudar os métodos de transporte, para que se evitem grandes aglomerados. Na eventualidade de as crianças terem de regressar a casa, é necessário perceber como gerir os horários dos adultos.
CALENDÁRIO ESCOLAR 2020-2021
1.º PERÍODO
- Início: entre 14 e 17 de setembro de 2020
- Termo: 18 de dezembro de 2020
2.º PERÍODO
- Início: 4 de janeiro de 2021
- Termo: 24 de março de 2021
3.º PERÍODO
- Início: 6 de abril de 2021
- Termo
- 9 de junho de 2021 para 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade
- 15 de junho de 2021 para 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade
- 30 de junho de 2021 para educação pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
A IMPORTÂNCIA DO (NOVO) MATERIAL ESCOLAR
A rotina de compra do material é, por vários motivos, especialmente importante no período que agora começa. Em primeiro lugar, a compra do material deve ser feita, preferencialmente, numa única compra, para se evitarem as idas ao supermercado. Depois, é preciso especial atenção para que não haja a possibilidade de falhar algum material, uma vez que o empréstimo de materiais, seja entre alunos seja pela escola, deve ser evitado.
Na hora de fazer contas ao orçamento disponível, talvez esteja na altura de se debruçar sobre o investimento em tecnologia. O confinamento trouxe de forma drástica a tecnologia para as salas de aula virtuais e, mesmo em aulas presenciais, vai continuar a marcar presença. Os computadores, o acesso à Internet e os tablets não são essenciais em situações normais, mas são úteis em todas elas e podem facilitar o contacto e o ensino.
Voltando à lista de material escolar diário, há dois novos obrigatórios que convém preparar: máscaras e desinfetante! Investir em algumas máscaras sociais reutilizáveis com padrões ou personalizadas pode tornar a tarefa mais fácil para os mais novos.
As refeições também devem ser, este ano, analisadas. Os espaços comuns com muita circulação devem ser evitados, ainda que devidamente desinfetados, pelo que o melhor será implementar marmitas para toda a família. Sugira que comam ao ar livre ou que procurem zonas mais calmas e horas menos movimentadas para o fazer.
GERAR NOVAS DINÂMICAS
A dinâmica de aprendizagem neste novo ano letivo vai ter em conta, também, possíveis assimetrias que se tenham acentuado com o confinamento.
As primeiras cinco semanas de ensino são dedicadas a consolidar as aprendizagens do ano letivo passado, mas depois disso é preciso estar atento a possíveis falhas de aprendizagem dos alunos. Isto significa que pais e professores devem redobrar a atenção às dificuldades e manter um diálogo aberto. O contacto regular com o diretor de turma ou com professores de disciplinas que careçam de mais atenção pode ajudar nesta fase, para que também em casa os alunos tenham o apoio necessário!
É importante manter o diálogo com as crianças e os jovens, alertando para os comportamentos de proteção adequados: evitar grandes aglomerados, manter o distanciamento, usar a máscara mesmo em espaços abertos como recreios, lavar e desinfetar regularmente as mãos, não trocar material escolar ou outros objetos. Atividades extracurriculares, como a prática de algum desporto ou frequentar explicações, carecem também de um cuidado redobrado, alertando os mais novos para se manterem protegidos.
Por último, é importante que os adultos normalizem este regresso às aulas e transmitam calma e segurança às crianças, mesmo que a situação obrigue a um maior grau de preocupação. É importante que encarem o novo ano letivo como um regresso à rotina, e dar-lhes-á espaço para se sentirem entusiasmados e com sede de aprender.
5 Receitas Obrigatórias para Estudantes
Estas são as nossas propostas para um regresso saudável.
Prepare o seu filho para o sucesso
Está na altura de dar ao seu filho as ferramentas que precisa para obter bons resultados e ser feliz.
Lanches saudáveis
Na escola, as suas crianças precisam de doses extra de energia a meio do dia. Escolha os alimentos certos.