DICAS PARA SIMPLIFICAR
O RETORNO À ROTINA
Setembro é o mês de regressar à rotina escolar. Para simplificar esta etapa atribulada, tanto para pais como para filhos,
preparámos algumas dicas úteis.
Após três meses de férias, sem horários e com muito tempo livre, voltar à rotina é sempre difícil. Não só para as crianças, mas também para pais com filhos em idade escolar. Mudanças de escola, adaptar novas rotinas e horários e eleger atividades extracurriculares são ações que exigem disponibilidade tanto de tempo como de dinheiro, por parte dos pais, e que podem provocar momentos de algum stress nas crianças e nos adolescentes. Setembro é, por isso, sinónimo de trabalho acrescido.
É preciso preparar o regresso às aulas e o início de um novo ano letivo com o pé direito. Importa, para isso, ter uma estratégia de planeamento bem delineada para que a rentrée seja o mais tranquila possível.
HORA DE DEITAR E ACORDAR
O jet lag da primeira semana de regresso ao trabalho pós-férias não afeta só adultos. Também as crianças sentem os efeitos de um período extenso em que o relógio ficou esquecido. Como a reprogramação não se faz do dia para a noite, convém adaptar gradualmente os ciclos de sono aos horários escolares, pelo menos uma semana antes do início das aulas. O mesmo para o horário das refeições.
- QUINZE MINUTOS MAIS CEDO
Um dos truques mais eficazes para manhãs tranquilas é adiantar 15 minutos todos os relógios da casa. Mas atenção: não diga a ninguém que o fez. Apesar de na generalidade as crianças disporem cada vez mais cedo de dispositivos móveis com hora de acerto automático, ainda é possível enganar o cérebro ao fazer esta pequena alteração nos despertadores e relógios fixos. A partir do 1.º ano de escolaridade é aconselhável um despertador individual para cada filho.
CALENDÁRIO VISÍVEL
Assim que tiver conhecimento dos horários escolares, faça um calendário com as horas de entrada e saída, as atividades complementares e os acontecimentos esporádicos – visitas de estudo, testes e idas ao médico, por exemplo. Assim, não perde o fio à meada e consegue acompanhar facilmente o percurso escolar dos filhos. Coloque-o num local acessível para que todos o possam ver e consultar.
REFEIÇÕES PLANEADAS
Os lanches de crianças e adolescentes devem ser saudáveis: fruta em vez de bolachas, pão em vez de bolos, leite em vez de sumos e refrigerantes. Prepare-os com antecedência e em conjunto.
Também as refeições semanais devem ser planeadas, idealmente ao fim de semana. Desta forma, poupa tempo e dinheiro. Um dia produtivo começa sempre com um bom pequeno-almoço. Uma dica bastante útil para poupar tempo é tomar o pequeno-almoço, em família, já depois das crianças vestidas, incluindo sapatos e acessórios.
GESTÃO DO DINHEIRO
Ensinar os filhos sobre a importância do dinheiro e conceito de poupança é fundamental. Defina um valor a gastar por dia, dependendo da idade e sempre numa lógica crescente. Este valor deve ser adequado às necessidades de cada criança e compreender certos gastos: lanches extras, almoços fora esporádicos, fotocópias…
Para os mais pequenos, dos 6 aos 10 anos, opte por entregar a quantia diariamente ou em forma de semanada, para os mais crescidos – dos 11 aos 18 – mesada é a melhor opção. Dê-lhes um pouco mais de dinheiro para que eles consigam poupar sem sacrificar a satisfação de necessidades básicas.
ESPAÇO DE ESTUDO
Tanto para crianças mais velhas como para as mais novas, é importante que exista um sítio próprio para a realização dos trabalhos de casa e para o estudo, livre de ruído e sem estímulos externos, como a televisão ou a Internet. Opte por uma secretária com medidas adequadas ao tamanho, não se esqueça do candeeiro de iluminação direcionada e da cadeira confortável, de preferência ergonómica. Para um acompanhamento mais próximo, use a mesa da cozinha para os trabalhos de casa rotineiros.
Estimular o gosto pela leitura
O hábito da leitura pode trazer-nos diversos benefícios essenciais para nosso desenvolvimento.
5 Receitas Obrigatórias para Estudantes
Estas são as nossas propostas para um regresso saudável.
Prepare o seu filho para o sucesso
Está na altura de dar ao seu filho as ferramentas que precisa para obter bons resultados e ser feliz.