À DESCOBERTA
A celebração da Páscoa marca, e muito, as tradições de países cristãos, nomeadamente católicos. No entanto, com várias vertentes e iniciativas para todos os gostos, a celebração
da Páscoa em Portugal também inclui muitos ritos que misturam o catolicismo com a mística e antigas festas pagãs, atraindo todos em romarias, sons, fogo e muita fé. Por isso mesmo, e acima de tudo, nesta Páscoa, sugerimos que aproveite Portugal, o nosso país, que agora está tão na moda e é constantemente apelidado de melhor destino da Europa e arredores.
Não se esqueça: antes de fazer a sua escolha, saiba como a Páscoa é celebrada em terras lusas, em cada região, em cada terra.
TRADIÇÕES DA PÁSCOA
NO NORTE DE PORTUGAL
Vila Real, Montalegre, Amarante, Guimarães e Viana do Castelo são alguns dos lugares que poderá visitar nesta região. O Parque Nacional da Peneda-Gerês é um dos must por toda a sua diversidade. Não deixe de passar por lá. E esteja atento aos rituais da Páscoa. Por esta região, a festa passa pelo Compasso, um grupo liderado pelo pároco local, que carrega o crucifixo e percorre as casas para as benzer. Em Viana do Castelo, na Freguesia de Cardielos, sobrevive a velha tradição do “Bife da Páscoa”, onde os homens se juntam em forma de concurso para ver quem consegue comer mais, num almoço onde as mulheres estão proibidas de entrar.
A Queima do Judas, em Montalegre, é uma das tradições que cada vez mais turistas religiosos atrai. Esta cerimónia representa a vontade de a humanidade lutar contra o mal, personalizado nos bonecos de palha do Judas, que merece ser castigado. O evento começa às 17 horas, quando os Judas são agrupados na Rua Direita, em Montalegre, seguindo depois em cortejo até ao Terreiro do Açouge, onde decorre a queima.
NO CENTRO COME-SE BEM
Em Aveiro mantém-se a tradição gastronómica dos ovos moles, que concorrem com o folar e as amêndoas de Páscoa. Reza a tradição que se deve oferecê-los aos familiares e amigos nesta época do ano. Para os lados da cidade de Coimbra acontece o “Enterro do Bacalhau”. Segundo esta tradição pagã, o bacalhau é condenado, julgado, e enterrado, tendo direito a uma cerimónia e testamento, onde são proferidas piadas e comentários brincalhões sobre quem vive na localidade.
ALENTEJO, UMA ENCANTADORA PAISAGEM
Aqui, uma das tradições mais populares são as celebrações da Páscoa em Castelo de Vide, no Alto Alentejo, onde se benzem borregos, fazem-se procissões e acontece a chocalhada, com miúdos e graúdos a saírem à rua com chocalhos, guizos e sinos. Mas, no geral, as tradições de Páscoa no Alentejo passam pela festa na rua para aproveitar a primavera e para comer os deliciosos e tradicionais folares e borregos.
MADEIRA, PÉROLA
DO ATLÂNTICO
É, sem dúvida, um dos mais belos destinos de férias da Europa, onde milhares de turistas regressam mais do que uma vez. Durante a época da Páscoa, a ementa madeirense apresenta pratos e iguarias saborosas que deixam qualquer um com água na boca. Mas não é só na Páscoa que a Madeira deve ser visitada. Afinal, esta ilha é linda durante todo o ano.
AÇORES MANTÊM TRADIÇÕES
Mantendo as celebrações religiosas, neste arquipélago, prevalece, sobretudo na Ilha Terceira, a tradição da partilha do “bodo do Espírito Santo” com os mais necessitados. Ou seja, são distribuídos pão, carne e vinho. Tudo isto acompanhado por cantares e folias. Entretanto, tradições dos romeiros na Ilha de São Miguel e várias manifestações de caráter religioso também são aspetos marcantes da Semana Santa, a semana maior para os católicos.
PÁSCOA NO SOL DO ALGARVE
Depois de um inverno rigoroso, nada melhor do que aproveitar o sol e as temperaturas amenas do Algarve. Não será difícil escolher, pois a oferta é variada e vai ao encontro de todos os bolsos. Para sentir a Páscoa vá até São Brás de Alportel, onde, no Domingo de Páscoa, a primavera invade as ruas com a Festa das Tochas Floridas, uma procissão que enche as ruas de alecrim, rosmaninho, alfazema e flores campestres.
Cordeiro: mais do que um prato, um símbolo
Conhece a origem deste hábito da mesa dos portugueses no Domingo de Páscoa?
Diversão da época
Uma celebração, vários significados
Rituais, símbolos, sentido.