PARA UMA VIDA SAUDÁVEL E FELIZ
É preciso distribuir as 24 horas do dia entre foco no trabalho, lazer com amigos ou família, prática de exercício e, claro, dormir.
Viver contra o relógio e com obrigações que nunca terminam é muito cansativo. O caminho deve ser o oposto: aproveite bem o seu tempo.
“Como eu queria ter mais tempo!” Quantas vezes você já disse isso? Agenda cheia nem sempre é sinal de organização. Pelo contrário. Antes de mais, reserve tempo para si e esforce-se por fazer uma tarefa de cada vez. Desligue o telemóvel e evite responder a e-mails ou entrar em redes sociais até terminar o que está a fazer. Foque-se!
- Planeie com calma.
Faça um planeamento de atividades e organize-as segundo a importância e a urgência. Considere fatores como trânsito, tempo de deslocação e esperas. - Na cozinha, organize-se.
Se precisar cozinhar mais depressa tenha os ingredientes à mão. Quando estiver de folga, prepare as refeições da semana. Invista em utensílios que a ajudem a otimizar o seu tempo. - Limpar a casa mais rápido.
Divida as tarefas entre os membros da família. Invista em assessórios que possam ajudar na limpeza, como um bom aspirador. - Estudar com as crianças.
Crie uma rotina e fixe horários para as crianças estudarem e/ou brincarem. Verifique se o local de estudo está bem iluminado. - Não conseguiu fugir ao trânsito?
Aproveite para ouvir música ou notícias, fazer cursos de idiomas... - Tire partido da tecnologia.
O telemóvel e a Internet podem ajudar na organização, através de ferramentas como calendário, alertas e aplicações dos bancos. - Fazer o trabalho render.
Defina o que é prioritário. Comece por despachar o mais complexo e termine com o que lhe dá mais prazer. - Faça pausas.
Depois de atividades que exigem esforço e concentração, pare pelo menos cinco minutos para relaxar. Tome um café ou apanhe ar. - Imponha-se alguns limites.
Às vezes, é preferível dizer “não” a algumas solicitações de tarefas que não estavam agendadas e que só vão complicar a sua vida. - Fora de horas, não.
Por mais que pareça produtivo, trabalhar além do horário todos os dias é sinal de falta de planeamento.
- Tempo para a família.
Otimize as horas de seu dia designando o período para estar em família. Atenção que não é a quantidade que manterá a união familiar e sim a qualidade do tempo. - Tempo para si.
É muito importante aprender a estar sozinha. Ao princípio pode parecer estranho, mas, com o tempo, verá como vai ajudá-la a encontrar equilíbrio. - Faça exercício.
Trinta minutos,três vezes por semana, chegam para criar uma rotina de caminhada ou corrida. - Durma o suficiente.
A maioria dos adultos precisa dormir cerca de oito horas por dia para estar bem em sentido físico e emocional. O sono ajuda na concentração, na memorização e no aprendizado. - Desenvolva o seu hobby.
Uma forma de aproveitar o tempo livre ao máximo e sentir-se feliz passa por recuperar a paixão pelo seu hobby e dedicar-lhe algumas horas por semana. - Faça novas amizades.
Reserve tempo para conhecer mais pessoas, experimentar coisas novas e descobrir outras maneiras de viver. - Se tiver tempo livre.
Por exemplo porque está desempregada, em vez de passar todas as horas em casa, faça algo para ser produtiva e ter vontade de prosperar. - Viajar é um must.
Uma das melhores formas para aproveitar o tempo livre é conhecer o mundo. Sair da sua cidade, da sua área de conforto e conhecer novas formas de viver é muito enriquecedor. Viaje! - Estabeleça recompensas.
Se conseguir cumprir as tarefas agendadas para o dia, marque um encontro com amigos. Foi ao ginásio com preguiça? Então que tal um jantar especial?
SE APROVEITAR BEM O TEMPO
- Vai refletir com mais frequência
- Vai começar a fazer o que realmente gosta
- Vai tornar-se mais produtiva
- Vai sentir-se mais independente
- Vai parar de se preocupar tanto com a aceitação.
Aposte em si!
Estas são as nossas dicas para que se foque no desenvolvimento pessoal.
Não se deixe ver pelo espelho dos outros
Acredite no mantra que define que “o corpo é como um templo”.