NÃO É PRECISO SAIR DE CASA
PARA SE MANTER ATIVO
Ficar em casa é o mais importante, mas não é por isso que tem de ficar sentado a ver o tempo passar.
Se não pode ir ao ginásio, vai o ginásio a sua casa. Os nossos exercícios não exigem ginásios nem mensalidades. Só precisa de roupa confortável e da sua força de vontade.
Comece por alongar bem
Comece por mexer as articulações e fazer alongamentos para aliviar a tensão no corpo.
Exercício cardiovascular
Um ou dois dias por semana, acrescente um treino cardiovascular mais intensivo, como bicicleta, elíptica ou passadeira. Se não conseguir, faça uma caminhada pelas várias divisões da casa em passo mais acelerado ou pelo seu jardim se tiver essa possibilidade.
A famosa prancha
Fazer pranchas frontais e laterais, ajudam a trabalhar todos os músculos do corpo. Cronometre o tempo que aguenta em cada posição e tente aumentá-lo de forma progressiva.
Elevações
Faça elevação de glúteos e elevação de pernas, em séries. Comece com séries pequenas – por exemplo, três séries de 15 repetições –, e vá aumentando progressivamente.
Glúteos e Pernas
Comece a trabalhar glúteos e pernas. Os agachamentos são um dos exercícios mais indicados para esta zona do corpo. Faça, mais uma vez, séries pequenas ao princípio – por exemplo quatro séries de 15 repetições – e vá aumentando progressivamente. Combine vários tipos de agachamento para resultados mais rápidos. E intercale o dia de exercício de pernas com o de exercício abdominal.
Braços
Não descure os membros superiores! Comece a trabalhar os braços, por exemplo, nos dias de exercício cardiovascular. Se não tiver pesos em casa, não faz mal. Pode sempre improvisar com garrafões de água, pacotes de arroz ou outros objetos que façam o mesmo efeito.
Crie uma rotina
Está na altura de reorganizar a sua rotina de exercício.
Agora que o seu corpo já está habituado à atividade física, tente sistematizar os horários, determinar dias específicos para cada tipo de exercício, definir apenas um dia de descanso por semana, eliminar exercícios que não estão a funcionar e investir naqueles a que o corpo reagiu melhor.
NUNCA É DEMAIS LEMBRAR…
- Use roupa e calçado confortável, próprio para desporto.
- Para as mulheres é imperativo um bom sutiã de desporto.
- Não se esqueça da alimentação! Uma alimentação saudável potencia os benefícios do exercício físico, tanto para corpo como para a mente.
- Praticar exercício físico é uma ótima forma de libertar o stress de estar em casa.
Como é este novo normal?
A normalidade é agora uma construção diária apoiada na dúvida.
Como incentivar as crianças a ler
Conheça algumas dicas para incentivar as crianças a ler mais.
Mãe há só uma
Ideias para celebrar o dia da mãe em família.