SAIBA COMO FAZER CARAMELO
Hoje vou partilhar tudo o que precisa saber para fazer caramelo. Eu acho que esta é uma das transformações mais bonitas da culinária. Um pouco de açúcar, que depois de aquecido, ganha uma cor dourada e um sabor inigualável! Assim é o caramelo.
Com apenas dois ingredientes – açúcar e água - consegue fazer esta delícia. Aconselho a começar pelo açúcar branco, porque é o mais fácil de trabalhar. Pode ainda escolher a forma para chegar lá: através do método húmido ou do método seco.
MÉTODO HÚMIDO PARA CARAMELIZAR AÇÚCAR
Fazer calda de açúcar consiste em humedecer o açúcar na panela com um pouco de água. Para cada 250 gramas de açúcar, use 500 ml de água. Não mexa. Deixe o açúcar derreter. Num minuto deverá ter uma calda de açúcar. Depois, basta deixar aquecer a mistura em lume médio até que o açúcar ganhe cor (caramelize).
Neste caso, a água dissolve o açúcar e, por isso, é uma forma mais demorada de conseguir chegar ao ponto de caramelo. Mas o sabor fica mais enriquecido e também permite fazer um caramelo mais claro.
O ponto menos positivo do método húmido é que é mais propenso a cristalizar. No entanto, se juntar uma gota de sumo de limão no início do processo, consegue evitar isso.
MÉTODO SECO PARA CARAMELIZAR AÇÚCAR
Agora, para o método seco só vai precisar de açúcar. Basta aquecê-lo em lume médio, numa panela seca, até que o açúcar caramelize. Mas tem de ter uma atenção redobrada neste processo, porque o açúcar tende a escurecer muito rapidamente e de uma forma menos uniforme.
Este método é melhor porque evita a cristalização. Por outro lado, a caramelização acontece muito rapidamente e se não tiver cuidado o açúcar queima muito depressa.
Tanto num método, como no outro, deve retirar do lume antes que o caramelo atinja a cor desejada, porque o calor da panela vai continuar o processo de caramelização. Se precisar arrefecer a panela coloque-a num recipiente com água fria.
MAS AFINAL O QUE É A CRISTALIZAÇÃO?
A cristalização é um problema que ocorre no início do processo de caramelização. O açúcar branco torna-se duro e turvo. Isto pode acontecer por mexer demasiado o açúcar ou por algum grão de algo diferente tenha entrado na panela.
Para evitar a cristalização, pode adicionar um ingrediente ácido, como gotas de limão, limpar as bordas da panela com um pincel de cozinha para eliminar os pingos de água e açúcar ou simplesmente utilizar a tampa da panela.
CUIDADOS DE SEGURANÇA
O caramelo acontece quando chega ao seu ponto máximo de aquecimento, isso significa que vai trabalhar com temperaturas muito altas. A matéria que se gera é muito pegajosa e pode agarrar-se facilmente à pele. Por isso, é muito importante seguir todas as regras de segurança para trabalhar com o caramelo.
- Tenha perto de si uma tigela grande de água fria. Se por acaso o açúcar saltar para a sua mão, pode mergulhá-la rapidamente na água.
- Use uma panela maior do que aquela que precisa. Por exemplo, use uma panela com capacidade para 2,5l para 1 chávena de açúcar. Numa panela pequena o caramelo pode entornar quando começar a borbulhar.
- Use uma colher ou uma espátula com um cabo longo, especialmente se for adicionar natas ou outro líquido no caramelo. A junção de um líquido frio vai causar bolhas e vapor.
- Este processo exige muita atenção. Não saia de ao pé do fogão, nem se distraia. O processo pode acontecer rapidamente e é preciso estar muito atento para evitar acidentes.
Agora que já conhece o método não deixe de experimentar estas receitas:
Sugestões de dicas A Pitada do Pai
Sanduiches quentes
Sanduiches quentes, práticas e perfeitas para comer no sofá.
Como aproveitar sobras de massa
Veja os pratos deliciosos que pode fazer com sobras de massa.
Dicas de Marmitas para a escola
Prepare os lanches e almoços com opções saudáveis.