COMO FAZER FERMENTO DE PADEIRO EM CASA
Depois do papel higiénico, o fermento de padeiro é, agora, o produto mais procurado. E a verdade é que não há em quase nenhum supermercado. Mas como fazer fermento de padeiro em casa?
Não é fácil, mas não é impossível.
- Há duas opções: uma é fazer de raiz.
- A outra é aproveitar a última saqueta de fermento de padeiro que tem em casa e daí seguir as nossas dicas e vai conseguir fazer pão em casa, sempre que quiser.


MASSA MÃE
Este tipo de fermento pode ter várias composições, sendo a mais tradicional a de farinha com água. Sim! Para fazer o fermento natural, são necessárias apenas água e farinha.
Para isso, é necessário misturar esses dois ingredientes, deixar a natureza agir e também dar uma ajudinha: é preciso adicionar farinha e água todos os dias durante 5 a 10 dias.
- Primeiro, num recipiente de vidro, coloque água (sem cloro - deixe a água da torneira repousar umas horas para que o cloro evapore - ou utilize uma água pouco mineralizada), e Farinha T65 de Trigo Integral PorSi
- Neste recipiente de vidro adicione 20g de água (mais ou menos 2 colheres de sopa) e 20g de farinha (mais ou menos 3 colheres de sopa) e misture bem. Quanto mais misturar, melhor (em média uns 5 minutos). Vai criar bolhas e “capturar” alguns micro-organismos do ar, que vão ajudar na fermentação.
- Depois de misturar bem, tape esse recipiente com um tecido (qualquer um que permita que a mistura “respire”) e deixe descansar por 24 horas num cantinho arejado, protegido do sol, de correntes de ar e de preferência que não sofra vibrações.
Tempo e paciência
- No segundo dia, acrescente mais 20g de água e 20g de farinha à mistura inicial e mexa bastante. Cubra com o mesmo pano e deixe descansar por mais 24 horas no mesmo sítio.
- Repita esse processo durante 4 a 6 dias, acrescentando 20g de água e 20g de farinha ao recipiente.
- Durante esses dias, os microrganismos presentes na farinha, no ar e até nos utensílios que usou vão contaminar a farinha e vão começar a aparecer pequenas bolhas na mistura. Quando notar essas bolinhas (observe a parte de baixo do frasco para ter a certeza) é só fechar o fermento com uma tampa e armazená-lo no frigorífico.


Manter o Fermento vivo
Para manter o fermento vivo, é preciso alimentá-lo com água e farinha periodicamente. Não precisa ser todos os dias. Ele pode durar até 15 dias no frigorífico sem ser alimentado. Pode alimentá-lo uma vez por semana, por exemplo.
- Uma dica muito importante: se for usar o fermento e já não o alimenta há algum tempo faça-o antes de o usar num pão. Alimente-o um dia antes e mantenha-o fora do frigorífico por algumas horas para ativá-lo bem.
- Para cada 500g de farinha, use, então, 100 a 150g de massa mãe. E espere, pelo menos, umas 8 horas, para que ele levede.
Entretanto, depois de usar a quantidade que precisa, não se esqueça de alimentar o restante.
- Por exemplo: se tinha 100 g de fermento natural, e usou 50g, consequentemente sobraram 50 g. Essas 50g vão ser alimentadas com 25g de farinha e 25g de água, totalizando 100g de fermento novamente. A partir daí, é só voltar a conservar no frigorífico e voltar alimentar na semana seguinte.
O pão feito com o fermento natural tem uma côdea crocante, um miolo cheio de buraquinhos e um sabor levemente azedo e delicioso.
- Agora atenção, se o frasco onde guardam a massa mãe ganhar bolor ou tiver uma cheiro estranho, deitem fora.
MASSA VELHA
Se só tem uma saqueta de fermento de padeiro, faça a sua receita habitual.
- Quando a massa levedar, retire 100g de massa e guarde num frasco no frigorífico (durante 4 a 5 dias).
- A próxima vez que fizer pão, misture a água com a farinha e depois a massa que guardou. Quando levedar, volte a tirar 100g.
- E assim sucessivamente. Terá sempre fermento para o próximo pão.
Para cada 500g de farinha, vai precisar de 100g de massa velha.
Experimente o nosso pão fácil sem amassar (não se esqueça, que se usar este tipo de fermentos, vai demorar muito mais tempo a levedar, pelo menos 8 a 12 horas)

Sugestões de dicas A Pitada do Pai

Sanduiches quentes
Sanduiches quentes, práticas e perfeitas para comer no sofá.

Como aproveitar sobras de massa
Veja os pratos deliciosos que pode fazer com sobras de massa.

Dicas de Marmitas para a escola
Prepare os lanches e almoços com opções saudáveis.