35 MIN
2
INGREDIENTES
- 2 Douradas Escaladas
- 1 Chouriço Vermelho
- 10 Batatinhas Programa Origens novas
- 1 unidade de Brócolos Programa Origens
- 1 Pimento Vermelho Programa Origens
- 1 Pimento verde Programa Origens
- 1 Cebolas roxas pequenas Programa Origens
- 2 dentes de Alho Programa Origens
- 1 raminho de Cebolinho PorSi Programa Origens
- 1 raminho de Salsa PorSi Programa Origens
- 1 Raminho de Erva - Príncipe
- 2 folhas de Alho-Francês Programa Origens
- q.b. Mistura de 3 pimentas ( Preta, Branca e Vermelha)
- 100 g Amêndoas Laminadas
- q.b. Azeite PorSi
- q.b. Sal PorSi
MODO DE PREPARAÇÃO
-
Começamos pelas batatinhas e pelos brócolos. Numa panela com água a ferver e uma pitada de sal, colocamos as batatinhas previamente lavadas, com a casca, e deixamos cozer durante 15 minutos.
-
Entretanto, cortamos os brócolos, aproveitando apenas as suas árvores, e colocamo-los num recipiente sobre a água das batatas, para que eles cozam a vapor. Os brócolos irão demorar 10 minutos.
-
Passamos ao elemento central do prato: as douradas em cama de pimentos. Forramos o fundo de uma assadeira com azeite, cortamos os pimentos em argolas, retirando todas as suas sementes, e dispomos as argolas de pimentos na assadeira.
-
Descascamos também uma cebola roxa e cortamo-la em tiras, juntando-as aos pimentos. Finalizamos a cama de legumes com dentes de alho picados e temperamos com sal e pimentas variadas.
-
Entretanto, aquecemos uma frigideira, sem gordura, e fritamos rodelas de chouriço de ambos os lados.
-
Sem desligarmos a frigideira, aproveitamos a gordura que o chouriço libertou e fritamos as douradas escaladas e previamente temperadas com sal e pimenta. Primeiro colocamos o peixe de barriga para baixo e só depois viramos e deixamos a pele para baixo.
-
E, enquanto as douradas fritam, picamos um raminho de cebolinho, algumas folhas de salsa e um raminho de erva-príncipe. Quando as douradas estiverem prontas, retiramo-las do lume e recheamos com todos os verdes que picámos e também com as rodelas de chouriço fritas.
-
Fechamos e atamos cada uma das douradas com uma folha de alho-francês, como se fosse um cordel. Finalmente, dispomos as douradas por cima da cama de legumes e levamos ao forno, pré-aquecido a 180º graus durante 5 a 7 minutos.
-
Aproveitamos o forno quente para tostarmos as amêndoas com que vamos polvilhar os brócolos. Num pequeno tabuleiro, colocamos um fio de azeite (ou manteiga, se preferirmos), umas pedrinhas de sal e as amêndoas laminadas. Levamos ao forno e deixamos estar, até tostarem.
-
Quando os brócolos estiverem cozidos, retiramo-los da panela e passamo-los por água fria, de forma a parar a cozedura e manter a cor verde forte.
-
Depois, aquecemos uma frigideira com azeite e salteamos os brócolos com as amêndoas que tostámos no forno. Este processo vai fazer com que os brócolos voltem a ficar quentes e envolvam melhor com as amêndoas.
-
No final, é só combinar os diferentes elementos da receita no prato: as batatinhas cozidas com a pele, os brócolos salteados com as amêndoas e as douradas recheadas e assadas em cama de pimentos.